Menu

segunda, 22 de outubro de 2018

Encontro de Mesas Diretoras de Conselhos Municipais reúne municípios da 6ª Regional de Saúde

12-julho-2018 Gerais

O município de Patos, Paraíba, é sede do I Encontro de Mesas Diretoras dos Conselhos Municipais de Saúde do estado que reúne, nesta quinta-feira (12), durante todo o dia, representantes dos 25 municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde, como parte do processo que se realiza em âmbito Estadual, com vistas a diagnosticar, analisar, avaliar, refletir e propor estratégias políticas sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley; da secretária de Saúde, Priscila Ramos; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo Cunha; do presidente municipal de saúde, Claudemir Bento; e da representante do Tribunal de Contas da Paraíba, Dra Maria Zaira. Além de conselheiros de saúde e secretários municipais desses municípios pactuados com Patos.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal, Claudemir Bento, o evento tem como objetivo fazer um planejamento de atuação e trocar experiências. “Objetivamos, com esse encontro, traçar planos e metas para que a gente consiga, junto com a gestão municipal de cada cidade, viabilizar meios de podermos melhorar o atendimento dos usuários do SUS”, disse Claudemir.

O presidente do Conselho Estadual, Antônio Eduardo Cunha, considera importante o evento para a atuação dos municípios, principalmente, no que diz respeito à integração dos Conselhos de Saúde, “pois a grande beneficiada é a população usuária do SUS”. E destacou, ainda, a importância da autonomia financeira dos Conselhos, elogiando o município de Patos. “O objetivo maior da autonomia financeira dos Conselhos é a liberdade para exercer as suas funções. Nesse quesito, a Paraíba saiu na frente e Patos está de parabéns por ser o primeiro município paraibano a exercer essa autonomia”, frisou.

O prefeito Dinaldinho Wanderley, destacou a atuação do Conselho Municipal de Saúde na contribuição com a gestão de saúde pública e reforçou a importância dessa autonomia financeira.  “O Conselho tem um papel primordial, principalmente, de orientar e fazer gerência juntamente com o gestor e com os secretários de Saúde. Patos conseguiu essa autonomia financeira e isso possibilita uma melhor atuação da entidade. Nós estamos trabalhando em parceria e dentro da legalidade, para que possamos gerir os poucos recursos que temos”, disse.

O I Encontro de Mesas Diretoras de Conselhos Municipais de saúde prossegue até às 17h30, com: a criação, discussão e apresentação de propostas de trabalhos, apresentação do diagnóstico situacional dos Conselhos Municipais e debates para uma melhor gestão de saúde no âmbito regional.

 

COORDECOM

 

Mídias da Matéria

Clique para ampliar

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Conselho realiza I Fórum de Pensamento Econ...

O Conselho Regional de Economia da Paraí...

Em comemoração aos 115 anos da cidade acont...

A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Fun...

Nabor solicita audiência pública para discu...

A Assembleia Legislativa da Paraíba rea...

CRAS do Morro é alvo de arrombamento na madr...

O CRAS Severina Celestino, localizado no Bairro ...

Outras categorias