Menu

domingo, 20 de janeiro de 2019

Encontro de Mesas Diretoras de Conselhos Municipais reúne municípios da 6ª Regional de Saúde

12-julho-2018 Gerais

O município de Patos, Paraíba, é sede do I Encontro de Mesas Diretoras dos Conselhos Municipais de Saúde do estado que reúne, nesta quinta-feira (12), durante todo o dia, representantes dos 25 municípios que compõem a 6ª Gerência Regional de Saúde, como parte do processo que se realiza em âmbito Estadual, com vistas a diagnosticar, analisar, avaliar, refletir e propor estratégias políticas sobre o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS)

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley; da secretária de Saúde, Priscila Ramos; do presidente do Conselho Estadual de Saúde, Antônio Eduardo Cunha; do presidente municipal de saúde, Claudemir Bento; e da representante do Tribunal de Contas da Paraíba, Dra Maria Zaira. Além de conselheiros de saúde e secretários municipais desses municípios pactuados com Patos.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal, Claudemir Bento, o evento tem como objetivo fazer um planejamento de atuação e trocar experiências. “Objetivamos, com esse encontro, traçar planos e metas para que a gente consiga, junto com a gestão municipal de cada cidade, viabilizar meios de podermos melhorar o atendimento dos usuários do SUS”, disse Claudemir.

O presidente do Conselho Estadual, Antônio Eduardo Cunha, considera importante o evento para a atuação dos municípios, principalmente, no que diz respeito à integração dos Conselhos de Saúde, “pois a grande beneficiada é a população usuária do SUS”. E destacou, ainda, a importância da autonomia financeira dos Conselhos, elogiando o município de Patos. “O objetivo maior da autonomia financeira dos Conselhos é a liberdade para exercer as suas funções. Nesse quesito, a Paraíba saiu na frente e Patos está de parabéns por ser o primeiro município paraibano a exercer essa autonomia”, frisou.

O prefeito Dinaldinho Wanderley, destacou a atuação do Conselho Municipal de Saúde na contribuição com a gestão de saúde pública e reforçou a importância dessa autonomia financeira.  “O Conselho tem um papel primordial, principalmente, de orientar e fazer gerência juntamente com o gestor e com os secretários de Saúde. Patos conseguiu essa autonomia financeira e isso possibilita uma melhor atuação da entidade. Nós estamos trabalhando em parceria e dentro da legalidade, para que possamos gerir os poucos recursos que temos”, disse.

O I Encontro de Mesas Diretoras de Conselhos Municipais de saúde prossegue até às 17h30, com: a criação, discussão e apresentação de propostas de trabalhos, apresentação do diagnóstico situacional dos Conselhos Municipais e debates para uma melhor gestão de saúde no âmbito regional.

 

COORDECOM

 

Mídias da Matéria

Clique para ampliar

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

MPF abre inquéritos para investigar 10 munic...

Denúncias de desvios de verbas federais d...

Patoense Helô Wanderley é classificada no T...

A criança Helô Wanderley de apenas ...

Gestão municipal obtém mais de 80% de aprov...

A gestão do prefeito interino de Patos, B...

Três pessoas morrem em acidentes após retor...

Três pessoas morreram em acidentes de tr&a...

Outras categorias