Menu

sexta, 14 de dezembro de 2018

Patos sedia a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

06-dezembro-2018 Gerais

Com o apoio da Prefeitura de Patos, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-(CMDCA) de Patos, iniciou na noite desta quarta-feira, 5/12, no Centro de Treinamento Diocesano, da Igreja de Santo Antônio, a programação alusiva a IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que irá trabalhar a temática "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

A programação de abertura contou com a presença da secretária de desenvolvimento social de Patos, Edjane Araújo, que na oportunidade representou o prefeito interino de Patos Bonifácio Rocha; da pastora Joana Darc Barbosa, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Patos; do juiz titular da 7ª Vara em Patos, Bruno Medrado; do promotor de Justiça Elmar Alencar, além de secretários de outros municípios, presidentes de conselhos municipais, e profissionais que atuam na execução de políticas públicas em diversos municípios do Sertão do estado.

De acordo com a pastora Joana Darc, presidente do CMDCA de Patos, o evento representa uma grande momento para a elaboração de propostas que poderão ser levadas para as conferências estadual e nacional dos direitos da criança e do adolescente, que vai acontecer no próximo ano.

“Garantir a proteção integral o enfrentamento as violências tem que ser nossa maior meta. Os nossos adolescentes ainda estão morrendo e isso é muito grave. Precisamos construir propostas que possam garantir a segurança de meninos e meninas para que eles possam crescer e ser bem cuidados”, enfatizou a presidente do CMDCA de Patos.

A secretária de desenvolvimento social Edjane Araújo considerou de suma importância a realização do evento em Patos, visando a construção de políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.

“É de grande importância para a Secretaria de Desenvolvimento Social com o suporte irrestrito do prefeito Bonifácio Rocha, apoiar essa conferência regional, que em nome do CMDCA abriu as portas para receber os doze municípios que aqui estão representados”, afirmou a secretária Edjane Araújo.

Para Bruno Medrado, juiz da 7ª Vara em Patos, a participação da família juntamente com os órgãos, é fundamental para o desenvolvimento de uma rede de proteção aos menores.  

“Nós vemos na nossa cidade várias crianças e adolescentes que precisam de uma atenção, e essa atenção passa por uma atuação em rede, com o Conselho Tutelar, com os órgãos e agentes de prevenção, do Ministério Público, do poder judiciário. É responsabilidade do pai e da mãe cuidar do seu próprio filho, pois eles são os primeiros responsáveis e tem de assumir esse papel”, enfatizou o magistrado.

Aurisete Oliveira, presidente do CMDCA de Tenório, disse que a capacitação dos profissionais representa um passo decisivo para o desenvolvimento de políticas públicas e o enfrentamento da realidade em cada Município.

“É muito importante esse momento, para que as pessoas possam não só participar, mas capacitar ainda mais esses representantes que aqui estão e por em prática diante da realidade social de cada localidade”, enfatizou a conselheira.

PROGRAMAÇÃO

Além de Patos, também estão participando da IV Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, representantes dos municípios de São Bentinho; Passagem; São José de Espinharas; Quixaba; Cajazeirinhas; Aguiar; São José do Sabugi; Catingueira; Várzea; Mato Grosso; São Mamede; Imaculada e Tenório. A programação tem sequência nesta quinta-feira, 6/12, com palestras, apresentações e formação de grupos para a discussão de eixos temáticos. 

Coordecom

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Federação critica “uberização” do tra...

O vice-presidente da Federação Int...

Vice-presidente da Anoreg/BR, Germano Toscano...

O vice-presidente da Associação do...

Serviço realizado no “Açude de Coremas”...

Uma importante ação está se...

Identificada uma das vítimas de acidente aut...

Uma forte colisão na manhã desta q...

Outras categorias