quinta, 18 de abril de 2019

Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

19/03/2019 Gerais

Como utilizar a tecnologia dos drones para mapear áreas rurais e processar dados mais precisos? Esse é o objetivo do curso “Mapeamento e processamento de imagens com drones”, promovido pelo Sebrae Paraíba em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB), que está sendo realizado no Centro de Educação Empreendedora da instituição. Desta segunda (18) até quarta-feira (20), os participantes vão aprender, na teoria e na prática, a manusear drones para coleta de dados cartográficos e de georreferenciamento.

 De acordo com o instrutor do curso, Paulo Renato Ferraz, ao final da capacitação o participante estará apto a operar drones de forma segura e poderá processar os dados coletados a fim de produzir mapas para as áreas cartográficas e topográficas. “Normalmente, o processo de captação dos dados é automatizado. Então, o voo do drone é programado por meio de um notebook ou tablet e, após cumprir a rota conforme o planejado, os dados coletados são inseridos num software, que faz a união das imagens e gera o mosaico georreferenciado”, explicou.

 O mapa gerado pode ser utilizado para obtenção de dados de altitude, identificação de áreas de risco, a exemplo de focos de dengue ou deslizamento, além de monitoramento e inspeção de localidades. “Os drones servem para mapear e monitorar tanto áreas rurais quanto urbanas. Num sistema de energia solar, por exemplo, ele pode identificar pontos de desperdício de energia ou o mau funcionamento de algum componente da placa. No caso das áreas rurais, a técnica de mapeamento das propriedades já era utilizada com outras tecnologias, como por meio de imagens de satélites. No entanto, a tecnologia dos drones vai possibilitar a obtenção de dados mais precisos e maior flexibilidade na operação”, afirmou o instrutor.

 No total, 20 empresários estão participando do curso, que tem carga horária de 20 horas e certificado de conclusão. Para André Ricardo Rabelo, um dos participantes, a capacitação será de grande utilidade para sua propriedade. “Poderemos conhecer equipamentos capazes de executar trabalhos na área agrícola, no que tange ao controle de pragas e pulverizações; na área de engenharia, no que tange ao monitoramento de fachadas de edifícios; e na área urbana e rural, no que tange ao mapeamento de áreas, sejam elas edificadas ou não”, afirmou.

 O analista técnico do Sebrae Paraíba, Jucieux Palmeira, salientou que esta é a primeira vez que o curso é ofertado em João Pessoa. “A tecnologia está inserida em nossas vidas e chega ao agronegócio para dar diversas soluções e serviços. Os drones ajudam a agricultura e a pecuária na análise da vegetação, contagem de animais, estimativa de produtividade e monitoramento de áreas de relevo. Tudo isso é importante para fortalecer ainda mais o agronegócio paraibano”, comentou.

Ascom

 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Procon Patos realiza pesquisa de preços rela...

Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

Em Cajazeiras: DPE e OAB emitem recomendaçã...

Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

Detran zera demanda no atendimento médico em...

Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

CRM desinterdita UCIN e UTI Neonatal da Mater...

Sebrae Paraíba promove curso para uso de drones em áreas rurais

Outras categorias