Menu

domingo, 25 de fevereiro de 2018

Prefeitura de Patos consegue liberação do Ministério da Saúde para construção do Centro de Zoonoses

07-dezembro-2017 Gerais

A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, conseguiu a liberação do Ministério da Saúde, para a construção do Centro de Zoonoses no município. A previsão é de que já no início do ano de 2018 comece a obra do local.

A liberação se deu após uma análise técnica da Vigilância em Saúde, órgão do Ministério da Saúde, em que deu um parecer técnico favorável a toda a documentação exigida para a Secretaria de Saúde quando afirmou que a proposta do município de Patos estava de acordo com o que preconiza  a Lei Complementar Nº 141 de 13/01/2012, artigos 231 e 237 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 201, referentes às ações e os serviços voltados para a vigilância, prevenção e controle de zoonoses e de acidentes causados por animais peçonhentos e venenosos, de relevância para a saúde pública; artigos 374 e 378 da Portaria de Consolidação GM/MS nº 1, de 28 de setembro de 2017, referente à alteração do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), no que se refere à metodologia de cadastramento e atualização cadastral, no quesito Tipo de Estabelecimentos de Saúde e com o Manual de vigilância, prevenção e controle de zoonoses: normas técnicas e operacionais – Ministério da Saúde/2016, em relação ao comprometimento de operacionalizar a unidade para a realização exclusivamente de ações e serviços públicos de saúde.

O parecer revelou que a proposta apresentada pela Secretaria de Saúde de Patos apresenta toda a documentação prévia exigida pelo Ministério da Saúde, sendo a certidão de posse do terreno em nome do município, dos termos de anuência do Conselho Municipal de Saúde (CMS) e da Comissão Intergestora Regional (CIR) referente à implantação da unidade no município,  além de uma declaração de compromisso do prefeito de Patos, Dinaldinho Wanderley, quanto a manutenção e execução das atividades  do Centro de Zoonoses.

Segundo a secretária de Saúde, Andressa Lopes, essa conquista foi fruto de muito trabalho e união em prol de um grande objetivo pra Patos. “Essa vitória é fruto de uma luta da Secretaria de Saúde em conjunto com as Secretarias de Agricultura e de Infraestrutura, quando estivemos trabalhando e providenciando toda a documentação exigida pelo Ministério da Saúde desde o mês de abril em prol de um grande objetivo para o povo de Patos”, destacou.

 

COORDECOM

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Conselho tutelar de Teixeira promove campanha...

Quem transitava pelo Centro de Teixeira ou est...

Açude do Pinga, construído em 2014, sangra ...

A Comunidade Pinga, localizada ao sul da cidad...

Forte temporal em Patos derruba outdoor em ci...

A forte chuva de vento está impressionand...

População protesta para que seja instalada ...

Na noite desta sexta-feira (23), por volta das 1...

Outras categorias