Menu

sábado, 16 de dezembro de 2017

Catolé do Rocha sediará no próximo dia 14 o 2º Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba

07-dezembro-2017 Gerais

No próximo dia 14 de dezembro, acontecerá em Catolé do Rocha o II Encontro dos Profetas da Chuva da Paraíba. O evento ocorrerá no auditório do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba, no sítio Cajueiro. O evento será promovido pelo IFPB – Instituto Federal da Paraíba - Campus Catolé do Rocha, em parceria com a UEPB, Sindicato dos Produtores Rurais de Catolé do Rocha, Escola Agrotécnica do Cajueiro e EMATER.

A primeira edição do evento aconteceu no dia 20 de dezembro de 2016, também no Campus IV da UEP no Cajueiro, e teve por objetivo resgatar a tradição do homem do campo em prever as estações de chuva através da observação das nuvens, dos animais e das plantas. Um tipo de conhecimento popular transmitido oralmente de geração a geração de sertanejos que, observando determinados fatos naturais como a presença de formigueiro dentro do rio ou a pouca floração do juazeiro, podiam mensurar o volume de chuva para os primeiros meses de cada ano.

De acordo com o professor Caetano José de Lima, Diretor Geral do IFPB Campus Catolé do Rocha, o Primeiro Encontro de Profetas da Chuva foi um sucesso, e se tornou imprescindível à continuidade desse tipo de evento como forma de garantir para as futuras gerações o patrimônio imaterial da cultura nordestina.

“Estamos resgatando a sabedoria popular. Trabalhei na roça e sei o quanto os agricultores se sentem felizes em serem protagonistas em um evento como esse”, completou o professor Caetano.

CATOLÉ NEWS | Com informações do professor Márcio Roberto

 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Agentes de Trânsito de Patos denunciam vári...

Em reunião realizada, nesta quarta-feira(...

IBGE: pesquisa revela números da pobreza bra...

Cerca de 50 milhões de brasileiros, o equ...

Após sucesso nas redes sociais, médico sous...

Conhecido pelo seu profissionalismo, o Mé...

Rompimento no sistema adutor provoca falta d...

NOTA CAGEPA A Cagepa, através da Ger&eci...

Outras categorias