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segunda, 22 de outubro de 2018

ECI Monsenhor Manuel Vieira colhe os bons frutos do Programa Educação Integral

20-março-2018 Gerais

Desde a implantação da Escola Cidadã Integral no Monsenhor Manuel Vieira (antigo CEPA), em 2016, os estudantes dessa instituição têm vivenciado um novo modo de ensino e aprendizagem que privilegia o protagonismo juvenil numa perspectiva de construção do conhecimento de forma autônoma, competente e solidária, conforme preconiza os Planos Nacional e Estadual de Educação.

Ao final do Ano de 2017, a escola apresentou resultados bem acima do esperado ao alcançar a meta estabelecida para 2018 na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação da Paraíba (IDEPB): média 4.55, com 94% de APROVAÇÃO e apenas 1% de abandono.

A ECI Monsenhor Manuel Vieira é uma das quatro escolas da Rede Estadual de Ensino em Patos a receber esse novo modelo de escola pública com a proposta de organização e funcionamento em tempo integral. O programa tem como foco a formação dos estudantes do Ensino Médio, através de um currículo diversificado e flexível, potencializando o protagonismo do estudante na construção do conhecimento e democratização do saber. As aulas começam às 7h30 e terminam às 17h00. Na ECI Monsenhor Manuel Vieira, toda a infraestrutura logística necessária para o desenvolvimento do programa está em processo de adequação. A escola oferece, gratuitamente, três refeições (almoço e lanches) por dia, com qualidade comprovada.

Jéssica Souza tem 16 anos e estuda na ECI Monsenhor Manuel Vieira desde o início da implantação desse modelo de ensino. Ela afirma que, aos poucos, foi compreendendo a proposta educacional da escola, que oferece um currículo diferenciado e metodologias bem específicas. Essa experiência tem transformado completamente sua vida e contribuído na busca da realização do seu sonho de se tornar uma professora de História. “Fui conhecendo a escola, me adaptando às aulas e me acostumando com os horários. O que eu mais gosto são das aulas eletivas e das PEX’s. Nas eletivas, os professores fazem você estudar ‘brincando’, mas sem sair do assunto. As PEX’s são aulas experimentais que a gente tem de matemática, física, química e biologia. Além de tudo isso, tem os Clubes Juvenis que os alunos fazem para trabalhar a nossa socialização.      E tem também o Projeto de Vida, onde a gente constrói nossos objetivos de vida, passa a se conhecer melhor e procura se tornar um bom cidadão”, nos contou Jéssica.

Para a estudante, um dos grandes diferenciais da ECI é a integração entre alunos e professores, que também são seus tutores, auxiliando na formulação e desenvolvimento dos projetos dos alunos: “Nossos tutores conversam com a gente sobre tudo que é importante para o nosso crescimento na vida”. Essa relação de construção ao lado dos mestres e dos colegas, mudou a vida de Jéssica: “A partir da convivência com as pessoas, eu fui aprendendo a me socializar. Eu era uma pessoa muito tímida, muito fechada, na minha, e hoje, eu já me considero muito comunicativa, consigo conversar e desenvolver projetos sem sentir vergonha”.

Já o estudante da 3ª série Jordan Viera, 18 anos, tem o sonho de se formar em Educação Física e encontrou na ECI Monsenhor Manuel Vieira uma chance de realizar seus objetivos. “Eu cheguei aqui, praticamente, sem objetivos. Não tinha uma perspectiva de vida, nem sonhos, e depois que eu comecei a estudar aqui mudou tudo, praticamente. O que eu mais gosto na escola são das aulas por que os professores são bem qualificados e fazem tudo pelo aluno. Eu acredito na escola integral por que quanto mais tempo eu passo na escola, mais eu aprendo”.

Assessoria//6ª GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO

 

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