Menu

segunda, 16 de julho de 2018

Gerência de saúde altera cronograma de vacina contra febre amarela

13-abril-2018 Gerais

A Sexta Gerência Regional de Saúde, em Patos, anunciou nesta sexta-feira 13, mudanças no cronograma de vacinação contra a febre amarela, que ocorria na sede às segundas e quartas-feiras. A partir da próxima semana a imunização só acontecerá às segundas. A mudança decorre da baixa procura pela vacina e busca evitar o desperdício da medicação.

Nos primeiros meses do ano, período de férias, do Carnaval, com muita gente viajando para áreas de risco, houve intensa procura na Gerência, que colocou agendameneto para vacinar em dois dias da semana, período em que mais de duas mil pessoas receberam imunização. Passado esse período de alta demanda, com mais de 100 pessoas dia de vacinação, hoje não passam de vinte.

“Essa mudança não é por acaso. A vacina após aberta só pode ser usada em até quatro. Após esas quatro horas não pode ser guardada. Ano passado tivemos grande desperedício de vacina, devido a essa sobra, coisa que voltando a acontecer. Por isso os interessados, que vão viajar para áreas de risco devem comparecer à Gerência com a passagem no horário das 8h às 11h da manhã”, comunicou José Leudo farias, gerente regional.

Gripe

No dia 23 deste mês haverá a abertura da 20ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, cuja meta é imunizar 1.070.000 na Paraíba. Os primeiros a ser vacinados serão os profissionais de saúde e gestantes. Para os demais públicos prioritários começa a partir do dia 7 de maio.

José Leudo conclama a população alvo da campanha a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer a prevenção. Um dos alvos das ações da Gerência será novamente os presídios, onde há aglomerações, pessoas convivendo muito próximas uma das outras, o que facilita a contaminação pelo vírus.

Geralmente, após a campanha, quando há sobra da medicação, a Gerência atende pedidos de instituições, empresas, que solicitam o serviço através de ofício.

Os grupos prioritários definidos para a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza no ano de 2018 são: indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias); as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto); os trabalhadores de saúde; os povos indígenas; os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas.

Influenza – Infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global. Um indivíduo pode contraí-la várias vezes ao longo da vida. Em geral, tem evolução autolimitada, podendo, contudo, apresentar-se de forma grave.

Marcos Nascimento

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Associação Paraibana de Imprensa realiza el...

A Associação Paraibana de Imprensa...

ONG Adota Patos realizará feira de adoção ...

A ONG Adota Patos vai realizar no sábado,...

Secretaria de Meio Ambiente retoma as fiscali...

Visando aprimorar o trabalho de limpeza urbana d...

Prefeitura de Patos promove lançamento do pr...

Dando continuidade as ações voltad...

Outras categorias