Menu

terça, 18 de dezembro de 2018

Conselhos municipais de saúde participam de treinamento sobre Plano Plurianual

11-junho-2018 Gerais

A 6ª Gerência Regional de Saúde de Patos ofereceu mais uma capacitação aos membros das mesas diretoras dos conselhos municipais de saúde dos 24 municípiosde de sua jurisdição. No encontro desta segunda-feira 11 houve palestra com a contadora Clair Leitão, que esmiuçou as leis que tratam do sistema financeiro da saúde, com ampla abordagem no PPA – Plano Plurianual, LOA e LDO, como estão previstos na Constituição Federal.

A contadora usou linguagem técnica, mas simplificada sobre os mecanismos de que dispõem esse controle social (Conselho Municipal de Saúde) no acompanhamento, cobrança e fiscalização do PPA, que diz onde e como a gestão deve aplicar o dinheiro do contribuinte.

Clair explica que foi um momento importante para os conselheiros conhecerem, entenderem um pouco mais sobre a legislação, sobre o instrumento de planejamento. Mas também destacou o papel do Conselho na fislização da gestão pública, se os recursos estão sendo aplicados corretamente, atendendendo os anseios da sociedade, se as metas pactuadas estão sendo cumpridas. “Através dos relatórios anuais e quadrimestrais disponibilizados, obrigatoriamente pelos gestores, os conselheiros podem avaliar todas essas informações, se realmente estão sendo cumpridas”, acrescentou Clair Leitão.

Aproximar e fortalecer os conselhos municipais de saúde para que pudessem, não apenas trocar experiências entre si, mas também para que se aprofundassem os conhecimentos sobre legislação, seu papel no controle social, visando contribuir para avanços na saúde pública, foi uma proposta construída ao longo de várias reuniões na 6ª Gerência.

“A gente percebia que existia muita falta de informação, conselhos com diversos problemas para funcionar, algo bastante frequente, sem ter noção de seu papel e das responsabilidades lhes atribuídas.  Estamos progredindo, com apoio do Estado, através da Secertaria de Saúde e devemos ter em breve o Conselho Regional de Saúde, que ajudará cada mais na consolidação do SUS”, comentou José Leudo de Farias, gerente regional de saúde.

Marcos Nascimento - Ascom

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

PB fecha 2018 com açudes secos e colapso em ...

Já passam de 50 as cidades e distrit...

Mulher com problema grave na perna pede ajuda...

A doméstica Maria do Socorro, de 37 anos,...

Presidente do TJPB afirma que vai cortar carg...

O presidente eleito do Tribunal de Justiç...

AISP faz balanço das ações desenvolvidas n...

A Associação de Imprensa do Sert&a...

Outras categorias