Menu

sábado, 18 de agosto de 2018

Em Patos, Base Nacional Comum Curricular é tema de formação de professores da Rede Municipal de Ensino

12-junho-2018 Gerais

Professores, coordenadores, supervisores e gestores da Rede Municipal de Ensino de Patos participaram na noite desta segunda-feira (11), no auditório do Fórum Miguel Sátiro, de uma palestra de formação continuada com a temática da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A iniciativa é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação com a Editora Somos Educação.

A palestra, ministrada pela assessora pedagógica da Somos Educação, Uberlânia Andrade, apresentou e debateu com os presentes sobre o tema BNCC - Novas Diretrizes Para o Ensino Básico Brasileiro. A assessora em sua fala destacou o pioneirismo da Educação de Patos em se antecipar e trazer para seus profissionais uma formação sobre a base nacional comum.

"Todos os municípios têm até 2019 para adequar e seus currículos à BNCC. A base traz como objetivo principal a equidade de ensino, uma educação inclusiva, onde todos têm os mesmos direitos de aprendizagem. Então o município de Patos ele está sendo pioneiro a estar trazendo a BNCC para os seus profissionais, tendo em vista a visão da Secretaria de Educação, que ela vai além quando ela percebe que o MEC reconhece as novas diretrizes e precisa estar adequando os seus currículos. A secretária se antecipa e traz um novo olhar, onde essas diretrizes e vão ajudar toda a equipe da secretaria e os professores da Rede Municipal de Ensino a adequar os seus currículos à BNCC," disse a palestrante da noite.

É com base na BNCC que os municípios e os estados vão construir seus currículos escolares e de acordo com a secretária de Educação, Francineide Maria de Souto, a cidade de Patos já pactuou com o Estado para que essa construção aconteça de forma democrática e organizada.

“A Prefeitura através da Secretaria de Educação se preocupando em realmente participar efetivamente da discussão já firmou um pacto também pela construção do currículo junto com o Governo do Estado. A discussão é muito importante todos têm que participar, é um currículo que é construído a muitas mãos, são muitas novidades que têm na base. Então o chamamento para os professores é muito importante porque eles regem a sala de aula com muita competência, são muitos valores muitas aprendizagens e a base de tudo isso é esse momento dessa unificação dos currículos em todo país e a gente tem que dizer que realmente é uma mudança de visão e de valores para a educação,” comentou Francineide.

Segundo a coordenadora pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Patos, Valdise Dantas, a BNCC já vinha motivando discussões e debates no município, e desde o início do ano a Secretaria de Educação vem trazendo formação para professores e gestores sobre a BNCC.

“Nós precisamos fazer com que os alunos aprendam a ler e escrever, as operações, que a educação passe a ser mais significativa, não só do ponto de vista cognitivo, mas também emocional, social e físico. Então a BNCC traz essa vertente que é transformar a educação de forma a ser mais significativa para os nossos alunos. Dessa forma, os profissionais precisam realmente tomar conhecimento do que determina a base nacional comum curricular, para que assim possa agir de forma mais eficiente,” enfatizou a coordenadora.

Cerca de 200 profissionais que atuam nas áreas da Educação Infantil de creches e escolas, Ensino Fundamental I e II, EJA e Educação do Campo.l, prestigiaram o evento.

Coordecom

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Patos inicia cadastramento de c...

A Prefeitura de Patos, através da Secreta...

Fim da dupla “Os Nonatos” é anunciado em...

Em comunicado oficial, nesta sexta-feira (17), a...

Concurso de Patos está mantido sem nenhuma a...

As pessoas interessadas em concorrer a uma das v...

Financiamento imobiliário é Tema do Tambaú...

O Programa Tambaú Imóveis deste s&...

Outras categorias