Menu

domingo, 21 de janeiro de 2018

Mãe D’água Conquista 12º Título Estadual dos Jogos Escolares e vai em busca do inédito Título Brasileiro de Xadrez para a PB

11-junho-2016 Mãe d\'Água

Mais uma vez o município de Mãe D’água mostrou categoria na competição estadual de Xadrez dos Jogos Escolares da Paraíba, Categoria B (15 a 17 Anos) e conquistou seu décimo-segundo  título, com o aluno Gutemberg Júnior do 1º ano do Ensino Médio da EEEM Francisco Romano da Silveira, mantendo a hegemonia estadual na modalidade, com dois triunfos a mais do que a capital do estado, continuando a ser a maior referência em competições de Xadrez Escolares da Paraíba desde 2007, quando a competição passou a respeitar os critérios de mérito esportivo, quando foi democratizada, abrindo-se a disputa para que todas as escolas do Estado pudessem competir (Antes apenas os competidores de João Pessoa eram indicados para a competição nacional sem respeitar as outras instituições de todo o Estado).

Os triunfos no Xadrez nas disputas estaduais escolares da cidade da Região Metropolitana de Patos começaram com Rebeca Barros, bicampeã 2007-2008. Rebeca representou o estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras nas edições dos respectivos anos realizadas em João Pessoa-PB. No ano seguinte,  a terra do poeta Romano de Mãe D’água, conquistou o tricampeonato com Fabiana Mendes que representou o Estado na cidade de Maringá-PR. O pentacampeonato veio em 2010 com os irmãos Mateus Mota e Aline Mota. Ele, campeão na categoria A(12 a 14 anos), enquanto ela, sagrou-se campeã na categoria B(15 a 17 anos). Ambos representaram a Paraíba nas Olimpíadas Escolares Brasileiras realizadas em Fortaleza-CE e Goiânia-GO, respectivamente.

Após não terem recebido comunicação alusiva à Etapa Estadual em 2011, fato que interrompeu as conquistas sucessivas da capital paraibana do Xadrez Escolar, o  Município voltou com força redobrada em 2012 e conquistou o heptacampeonato estadual com Myllena Cabral e Heitor Ribeiro, que representaram nosso Estado na competição nacional em Poços de Caldas-MG. O oitavo título veio em 2013 com Myllena Cabral  que chegou ao bicampeonato que representou mais uma vez o nosso estado e levou o nome da pequena cidade do interior da Paraíba ao cenário nacional, desta feita em Belém-PA, sede dos Jogos Escolares da Juventude daquele ano.

Em 2014, repetiu a dose, e conquistou o tricampeonato, alcançando os feitos de Ana Paula, de Campina Grande e Arthur Olinto de João Pessoa. Com isso representou pelo terceiro ano consecutivo a nossa Paraíba no espectro enxadrístico nacional, nessa ocasião em João Pessoa-PB.

No  ano passado Gutemberg Júnior conquistou conquistou o 10º. Título e sagrou-se o primeiro medalhista olímpico nacional de Mãe D’água, tendo conseguido a medalha de prata, feito alcançado em Fortaleza-CE, em setembro de 2015, por ocasião dos Jogos Escolares da Juventude estadual e novamente.  Myllena Cabral conquistou o 11º. Triunfo estadual, sendo a primeira tetracampeã estadual da modalidade, tornando-se a maior campeã individual da modalidade, representando a nossa Paraíba pela quarta vez, desta feita na cidade de Londrina-PR.

Nesta sexta 09 de Junho, no Auditório do Patos Water Play, na cidade de Patos a minúscula cidade de 4.000 habitantes, mas gigante no esporte caissiano, conquistou o 12º título estadual,  mais uma vez com Gutemberg Júnior que alcança o bicampeonato estadual, conquistando meritoriamente a vaga na Etapa Nacional dos Jogos Escolares da Juventude, como legítimo campeão paraibano. Em grande forma, com grande capacidade técnica o atual vice-campeão brasileiro buscará a inédita medalha de ouro para o nosso estado  O evento nacional  realizar-se-á em João Pessoa-PB, no próximo mês de novembro..

Em todas as vitórias o técnico responsável pela equipe foi o Patoense Severino Amancio de Morais Neto, mais conhecido como Biu do Xadrez,  maior vencedor do xadrez escolar paraibano com 13 triunfos., sendo 12 com Mãe D’água, 1 por Patos, com Victoria Lígia do Colégio Cristo Rei, conquistado o ano passado. Tem no currículo também  o bicampeonato Feminino Absoluto da Paraíba com Myllena Cabral em 2014 e Ludmila Ferreira em 2015, respectivamente além de 8 títulos Regionais Nordeste da CBX e de 30  títulos da Regional Patos dos Jogos Escolares, tendo conquistado 24 vezes com Mãe D’água, 1 vez com Santa Terezinha e 5 vezes com Patos..Fruto do trabalho desenvolvido pelo Clube de Xadrez José Amarante, agremiação enxadrística de referência conceitual, social, pedagógica e esportiva.  Contato 99830-8016

Cidades Detentoras de Mais Conquistas Estaduais no Xadrez Escolar

 Mãe D’água – 12 vezes

João Pessoa – 10 vezes

Campina Grande – 4 vezes

Lastro – 3 vezes

 

www.PATOSMETROPOLE.com - Com Ascom 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Prefeito de Mãe d’Água participa de audi...

O prefeito constitucional de Mãe d’...

Prefeito assina convênio que assegura aquisi...

A Prefeitura de Mãe d’Água, ...

Servidor público de Mãe D'água que estava ...

  Um servidor público do munic&iacu...

Desaparecido: Familiares procuram Servidor P...

Os familiares do servidor público da cida...

Outras categorias