Menu

quarta, 18 de julho de 2018

Com buzinaço, campanha Novembro Azul será lançada nesta terça-feira (07) em Patos

07-novembro-2017 Patos Metrópole

Com o objetivo de sensibilizar a sociedade, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha Novembro Azul será lançada, em Patos, nesta terça-feira (07/11), pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da coordenação da atenção básica de Saúde. A abertura tem como ponto de partida, um buzinaço, que terá concentração na Praça Getúlio Vargas, Centro, a partir das 7h30, com destino à Praça da Igreja de Nossa Senhora de Fátima. no bairro Belo Horizonte.

A coordenadora da atenção básica em Saúde, Denisy Dantas, explicou que a abertura da campanha será um momento de mostrar à população como a Secretaria estará disponibilizando o tratamento preventivo contra o câncer de próstata, bem como toda a programação da campanha durante o mês de novembro. Ela frisou que médicos urologistas estarão atendendo nos quatro Distritos Geoadministrativos do município, a princípio, os homens na faixa-etária de risco, que estão entre 40 e 60 anos, e será em horário noturno. “Escolhemos o horário da noite, pois a grande maioria dos homens tem atividades durante o dia. Pensando na comodidade desse público, médicos urologistas estarão disponíveis no horário noturno”, disse. 

A coordenadora ainda destacou que o Laboratório Municipal estará disponibilizando exames de Antígeno Prostático Específico, (PSA), que sinaliza  o Câncer de Próstata, e que, com o objetivo de garantir a agilidade no atendimento, durante o mês de novembro, não será necessária a marcação do exame. “Teremos a prescrição do exame de PSA sem precisar de marcação durante o mês de novembro.  Ou seja, o paciente poderá ir direto com a requisição do médico da Unidade Básica de Saúde até o Laboratório. Evitando a burocracia, faremos uma busca ativa, no mês, de homens que apresentem sinais de câncer de próstata para que, de imediato, possam iniciar o seu tratamento”, explicou.

Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que, do total de pessoas, entre 20 e 59 anos que morrem no país, 68% são do sexo masculino. Já de acordo com o IBGE, os homens vivem, em média, sete anos a menos que as mulheres. Para amenizar tal situação, desde 2009, as Secretarias municipais e estaduais de Saúde estão adotando estratégias de fazer com que homens se tornem inseridos na atenção básica, por meio da criação da Política Nacional de Saúde do Homem, a título de prevenção para complicações que podem comprometer a qualidade de vida.

Coordecom

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Prefeitura de Patos oferece descontos para es...

Visando estimular a construção civ...

Aniversário de Emancipação Política de Pa...

Na próxima terça-feira, 24 de outu...

Equipe de fiscalização do PROCON realiza a...

Na última semana a Secretaria Municipal d...

STTRANS define locais das praças que serão ...

A reunião aconteceu na sede da Superinten...

Outras categorias