Menu

domingo, 20 de janeiro de 2019

Cinco pessoas são presas por furto de energia elétrica no Sertão

05-julho-2018 Policial

Cinco pessoas foram presas em uma operação de combate ao furto de energia elétrica deflagrada na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano. Ainda na ação, a Polícia Civil descobriu 7 casas e estabelecimentos onde havia furto de energia e outros 16 com suspeita de fraude no consumo de energia elétrica. A ação foi deflagrada na manhã da última terça-feira (3) e foi concluída nesta quinta-feira (5).

A operação cumpriu quatro mandados de prisão e outros 23 de busca e apreensão. As buscas foram em imóveis e estabelecimentos com suspeita de fraude no consumo de energia. Além dos quatro mandados de prisão cumpridos, uma pessoa foi presa em flagrante. A ação policial foi desencadeada depois de uma denúncia anônima recebida pela empresa concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Estado da Paraíba.

Segundo a Polícia Civil, a estimativa é que, apenas com esta ação, a operação conseguiu recuperar a quantia de R$ 45 mil de energia bruta, sem contar os acréscimos dos tributos incidentes no valor da energia. O valor corresponde a 60 mil Kwh. O que daria para abastecer 400 residências com uma família de 3 pessoas cada uma pelo período de 30 dias.

A operação já está em uma segunda fase. Na primeira, um ex-funcionário da empresa foi preso. O esquema consistia em fraudes na leitura dos consumos de energia. No crime, os contadores eram substituídos. A ação contava com a participação de alguns funcionários da empresa vítima, ex-funcionários, eletricistas particulares, comerciantes conhecidos na região e até um político da cidade envolvido.

A Polícia Civil descobriu também que o colaborador alimentava o sistema via smartphone com dados falsos, fornecendo leitura abaixo da real verificada em campo, informando algum defeito no medidor ou que o imóvel estaria fechado. Ou ainda, oferecia o “serviço” para colocação de desvio de energia por determinado preço ou benefícios posteriores, indicando eletricistas para fazer o desvio ou ele mesmo fazia a implementação do sistema de desvio.

G1-PB

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Jovem tem motocicleta roubada no Bairro Liber...

Uma motocicleta Honda Broz de cor preta e p...

Dez policiais militares foram expulsos da PMP...

Dez policiais militares da Paraíba fora...

Sobrinho mata tio a tiros após desentendimen...

Uma tragédia marcou a cidade de Tabira/PE...

Carga de cigarro e bebida avaliada em R$ 1 mi...

Um depósito com cargas contrabandeadas de...

Outras categorias