Menu

quarta, 18 de julho de 2018

Cinco pessoas são presas por furto de energia elétrica no Sertão

05-julho-2018 Policial

Cinco pessoas foram presas em uma operação de combate ao furto de energia elétrica deflagrada na cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano. Ainda na ação, a Polícia Civil descobriu 7 casas e estabelecimentos onde havia furto de energia e outros 16 com suspeita de fraude no consumo de energia elétrica. A ação foi deflagrada na manhã da última terça-feira (3) e foi concluída nesta quinta-feira (5).

A operação cumpriu quatro mandados de prisão e outros 23 de busca e apreensão. As buscas foram em imóveis e estabelecimentos com suspeita de fraude no consumo de energia. Além dos quatro mandados de prisão cumpridos, uma pessoa foi presa em flagrante. A ação policial foi desencadeada depois de uma denúncia anônima recebida pela empresa concessionária responsável pelo abastecimento de energia elétrica no Estado da Paraíba.

Segundo a Polícia Civil, a estimativa é que, apenas com esta ação, a operação conseguiu recuperar a quantia de R$ 45 mil de energia bruta, sem contar os acréscimos dos tributos incidentes no valor da energia. O valor corresponde a 60 mil Kwh. O que daria para abastecer 400 residências com uma família de 3 pessoas cada uma pelo período de 30 dias.

A operação já está em uma segunda fase. Na primeira, um ex-funcionário da empresa foi preso. O esquema consistia em fraudes na leitura dos consumos de energia. No crime, os contadores eram substituídos. A ação contava com a participação de alguns funcionários da empresa vítima, ex-funcionários, eletricistas particulares, comerciantes conhecidos na região e até um político da cidade envolvido.

A Polícia Civil descobriu também que o colaborador alimentava o sistema via smartphone com dados falsos, fornecendo leitura abaixo da real verificada em campo, informando algum defeito no medidor ou que o imóvel estaria fechado. Ou ainda, oferecia o “serviço” para colocação de desvio de energia por determinado preço ou benefícios posteriores, indicando eletricistas para fazer o desvio ou ele mesmo fazia a implementação do sistema de desvio.

G1-PB

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Vigilante é assassinado com vários tiros de...

Um homem, identificado como João Paulo Ba...

Operação contra ‘gatos’ de energia pren...

A Energisa realizou mais uma açã...

Justiça condena advogada a 3 anos e seis mes...

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Cajazeiras,...

Deputado sofre tentativa de assalto em CG e d...

  O deputado estadual Manoel Ludgér...

Outras categorias