Menu

terça, 23 de maio de 2017

Expectativa para o julgamento da ação no TRE contra Ricardo Coutinho nesta segunda-feira

17-abril-2017 Política

Se não houver pedido de vista o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidirá nesta segunda-feira (17) sobre o pedido de cassação do governador Ricardo Coutinho (PSB), na chamada AIJE da PBPrev. Já há na ação o parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) a favor da cassação. Mas só o parecer não decide a questão. O que vai valer mesmo são os votos que serão proferidos pelos juízes que compõem a Corte Eleitoral.

Este julgamento está sendo aguardado com muita expectativa pelos advogados que atuam dos dois lados. A ação da PBPrev foi proposta pela Coligação “A Vontade do Povo”, leia-se o senador Cásio Cunha Lima (PSDB), que nas eleições de 2014 enfrentou nas urnas o governador Ricardo Coutinho, seu ex-aliado nas eleições de 2010.

A acusação é de uso eleitoreiro da PBPrev. Nos meses da campanha teriam sido pagos cerca de 1000% a mais em benefícios do que durante todo o ano anterior, atingindo cerca de R$ 10 milhões.

Este será o quarto julgamento envolvendo a campanha eleitoral de Ricardo Coutinho. Ele até agora venceu todas. Se perder, Ricardo continuará no governo porque cabe recurso ao TSE, onde está em pauta a cassação da chapa Dilma/Temer também por abuso de poder político e econômico.

As ações anteriores questionavam promoções da Polícia que teriam objetivos eleitoreiros; distribuição de 70 ambulâncias no ano eleitoral e isenção de tributos (IPVA e taxas) com idêntico objetivo. Este ano, três outros governadores já foram cassados – Luiz Fernando Pezão (Rio de Janeiro), Simão Jatene (Pará) e José Melo (Amazonas) – e outros dois podem ter o mesmo destino: Fernando Pimentel (Minas Gerais) e Waldez Góes (Amapá).

Na mesma sessão será julgada uma ação da coligação de Ricardo Coutinho contra o senador Cásssio Cunha Lima e contra dirigentes ligados ao Fórum dos Servidores do Estado (Sindifisco e Polícia Militar).

Os Guedes

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Projeto de Nabor prioriza advogadas gestantes...

Deu entrada na Assembleia Legislativa da Para&...

Paraíba pode perder mais de 20 zonas eleitor...

Na Paraíba, se for cumprida a determina&c...

Deputada diz que Estado tem cargos demais e d...

A deputada estadual Estelizabel Bezerra (PSB) de...

Maio Amarelo é debatido na Câmara Municipal...

O dia 18 de Maio é lembrando em todo o ...

Outras categorias