Menu

domingo, 24 de junho de 2018

Estudioso mantém a previsão de La Niña fraca e pouca chuva para áreas do Sertão neste final de ano

30-outubro-2017 Rodrigo Cézar Limeira

A nova atualização do campo de anomalias de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) da NOAA, aponta para o acerto da previsão do físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira, ou seja, La Niña fraca configurada bem no final do ano em Dezembro ou em Janeiro.

Com isso, a perspectiva é de pouca chuva neste final do ano para áreas do Sertão e Alto-sertão, sendo que para as regiões de Sousa e Cajazeiras está prevista a chuva do caju no mês de novembro, e dezembro também ocorrerão episódios de chuvas esparsas e isoladas no alto-sertão do estado, e que poderão atingir os dois municípios.

Para as regiões de Patos e Pombal, a perspectiva é de pouca ou nenhuma chuva até o final de dezembro.

Os grandes reservatórios que abastecem as cidades do interior do estado, vão se manter em estado critico pelos próximos meses, devendo ter recarga significativa só a partir do mês de fevereiro.

A instabilidade térmica do Oceano Atlântico Sul na altura da costa do Nordeste se mantém. Dessa forma, as águas do citado oceano voltaram a esfriar na atualização da NOAA, assim na costa da Paraíba e Pernambuco, as anomalias de TSM voltaram a ficar até 1ºC abaixo da média.

No oceano Atlântico Norte, persistem águas mais quentes que o normal. Na costa da África do Norte, persistem águas mais quentes que o normal, e na costa da África na altura do Nordeste também.

O quadro oceânico apresentado acima, indica conforme já mencionado a perspectiva de pouca chuva para o interior do estado até o final de dezembro. 

Rodrigo Cézar Limeira - Portal Ciência em Foco 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Chuvas abaixo da média no semiárido da PB e...

Um período chuvoso irregular, com chuvas ...

Estudioso prevê chuvas abaixo da média em m...

Com o Oceano Atlântico Sul frio na altura ...

Estação chuvosa do semiárido da PB será i...

O físico, meteorologista e mestre em Mete...

Com chuvas irregulares e abaixo da média em ...

Um janeiro de 2018 com precipitaçõ...

Outras categorias