Menu

domingo, 21 de outubro de 2018

Estudioso prevê chuvas abaixo da média em março no Semiárido: Sinal da Oscilação 30 - 60 dias estará negativo para chuvas

18-fevereiro-2018 Rodrigo Cézar Limeira

Com o Oceano Atlântico Sul frio na altura da costa do Nordeste, o fenômeno que está possibilitando a ocorrência de chuvas significativas no Semiárido agora em fevereiro, é o sinal positivo para chuva da Oscilação 30 - 60 dias. Agora em fevereiro o sinal da oscilação está positivo, mas em março estará negativo para chuvas na região, afirma o físico, meteorologista e mestre em Meteorologia Rodrigo Cézar Limeira.

Com isso o estudioso prevê chuvas abaixo da média na região em março, num cenário de seca hídrica para os 05 reservatórios que abastecem Patos, e também para a maioria dos grandes açudes que abastecem as cidades do semiárido da Paraíba, incluindo também os reservatórios que abastecem as cidades de Sousa e Cajazeiras.

Previsão do estudioso para fevereiro está se confirmando:

O pesquisador previu no início de janeiro, um mês de fevereiro com boas chuvas, mas num padrão irregular no semiárido do Estado, fato que está se confirmando: Em alguns locais do interior da Paraíba está chovendo acima da média, em outras localidades as chuvas ficarão próximas à média, já em outras localidades, as precipitações ficarão abaixo da média no citado mês.

Essas previsões foram repassadas diretamente nas entrevistas que o pesquisador concedeu no início do ano, a várias emissoras de rádios da região.

Melhor cenário para chuvas será em fevereiro

O estudioso Rodrigo Cézar Limeira afirma que o melhor cenário para chuvas no semiárido em 2018 será em fevereiro, já que conforme previu no início de janeiro, em algumas localidades do semiárido paraibano as chuvas esse ano poderão ficar próximas à média, mas na maioria das localidades as precipitações deverão ficar abaixo da média pluviométrica anual, fato que terá impacto direto na agricultura e também na maioria dos grandes reservatórios.

Portal Ciência em Foco

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Com El Niño, 2019 será ano de perdas nas la...

O fenômeno climático e oceâni...

Estudioso prevê \"normalidade ou El Niño\" ...

Para o físico, meteorologista e mestre em...

Chuvas abaixo da média no semiárido da PB e...

Um período chuvoso irregular, com chuvas ...

Estação chuvosa do semiárido da PB será i...

O físico, meteorologista e mestre em Mete...

Outras categorias