Menu

terça, 26 de setembro de 2017

Doutor Ulysses, eterno exemplo de parlamentar

29-agosto-2017 Sílvio Darlan

Em meio a gravosa crise de representação vivida em nosso país, acentuada ainda mais pela forte recessão econômica que insiste em permanecer feito fantasma pontual na vida dos brasileiros e principalmente dos mais pobres, sem contar no descrédito notório a classe política, um bom exemplo vem do passado, não tão distante.

A poucos dias em um dos meus passeios pelos discursos que marcaram a história do retorno da nossa democracia , me deparei com um  pronunciamento do Deputado Ulysses Guimarães que externava tão fortemente aquele momento conturbado e acima de tudo cheio de incertezas do que poderia acontecer.

A história conta com júbilo o quão exitoso foi a performance do parlamentar considerado por muitos de sua época como uma verdadeiro administrador de crises, com uma capacidade única em mediar debates do  mais altos nível. E não só pela sua capacidade  em promover discursos acentuados,  mas pelo seu ímpeto  em desafiar da forma mais elegante as autoridades militares que naquela época imperava com força de sangue e de muita tortura aos seus opositores.  No seu pronunciamento em voz branda desafiava desconfortando ainda mais os militares e ao mesmo tempo chamando o povo para que nas ruas fosse possível maior demonstração de insatisfação não só a censura, mas também a grave crise econômica  e social.

A história parece se repetir em alguns pontos, excluindo logicamente a nossa liberdade de expressão, entretanto, a insatisfação com o parlamento parece ser tão atual quanto o contar do relógio. Uma série de motivos nos levaram até esse momento,  apontar soluções  nesse momento seria  pretensioso demais da minha parte, o que vale nesse registro  é  mostrar  quão próximo de nós houve exemplos de parlamentares que não se  renderam as benesses que o governo pode oferecer, das mais diversas formas possíveis.

Que no culto as melhores biografias figura ele como exemplo, não só de figura pública, que soube fazer do cargo de deputado federal defensor incansável da democracia e que como prece que se eleva aos céus a memória e conduta do Doutor Ulysses seja norte para os nossos atuais e futuros parlamentares.

Sílvio Darlan

 

 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.