Menu

terça, 23 de janeiro de 2018

Estudante de Várzea alerta mineradores sobre a Silicose

29-julho-2015 Várzea

 

O estudante de Mineração, natural do município de Várzea, Sávio Lima, participou do 1º Encontro de Técnicos em Mineração do Brasil, realizado entre os dias 24 e 25 de julho de 2015, na cidade de Campina Grande/PB, no Hotel Village Premium.

O evento foi promovido pela empresa Carlos Roenick Consultoria & Treinamentos - Meio Ambiente & Mineração. Durante o encontro, aconteceram inúmeras atividades, debates, palestras e treinamentos.
 
Em sua participação, Sávio Lima falou que no seu município a extração mineral, principalmente de quartzito, tem grande representatividade econômica. Porém, segundo ele, na maioria das vezes os trabalhadores não usam os equipamentos de proteção individual - EPI´S, tais como máscara, botas, protetores de ouvido, capacete, luvas, protetor solar, dentre outros. Como também de proteção coletiva, os EPC´s. O uso destes equipamentos reduz o índice de acidentes do trabalho como também a incidência de Silicose, doença que tem afetado mineradores da região.

“É preciso que os mineradores tomem conhecimento sobre esta doença, pois como não existe tratamento a prevenção assume papel importante. É necessário que as pessoas ligadas ao setor mineral tomem providências para esta problemática, e, juntos, desenvolvam ações educativas como palestras, cursos de capacitação para conscientizar os trabalhadores, além de contatarem profissionais da área para atuarem na atividade”, concluiu.

A Silicose é uma doença causada pela poeira e pela inalação de minerais que contém uma quantidade variável de sílica cristalina livre. No Brasil, é muito frequente, com cerca de 6.600.000 trabalhadores potencialmente expostos à sílica. Do total, cerca de 500 mil estão ligados à mineração.

 

Fonte: Antonio de Pádua Sobrinho

 

Comentários

O utilizador reconhece e aceita que o PATOSMETROPOLE.COM.BR, apesar de atento ao conteúdo editorial deste espaço, não exerce nem pode exercer controle sobre todas as mensagens. O PATOSMETROPOLE não se responsabiliza pelo conteúdo de mensagens publicadas no mural ou comentários de postagens.

Notícias Relacionadas

Perigo: Várzea possui índice de 13,3% de in...

Os resultados do último monitoramento do ...

VII Cavalgada do Sertão abriu a programaçã...

A Prefeitura Municipal de Várzea PB rea...

Prefeito afirma que Várzea terá João Pedro...

O prefeito José Ivaldo (Galego), afirmou ...

Outras categorias