Patos - PB 28 de março de 2024

Publicidade

Areia de Baraúnas, Desterro, São José do Bonfim e outros municípios ainda não aplicaram nenhuma dose da vacina bivalente contra covid-19

(Foto: Reprodução)

 

A paraíba distribuiu 380.706 doses da vacina bivalente para todos os 223 municípios. O estado iniciou a distribuição das doses no dia 14 de fevereiro e ampliou a oferta do imunizante para todos os contemplados nos grupos prioritários. De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Sáude (SES), 12 municípios ainda não aplicaram doses da vacina Bivalente. São eles: Areia de Baraúnas, Cajazeirinhas, Capim, Cuité de Mamanguape, Desterro, Lucena, Nazarezinho, Nova Floresta, São José da Lagoa Tapada, São José do Bonfim, São José do Brejo do Cruz e Tenório.

A secretária executiva de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, disse ao ClickPB que tem feito o acompanhamento da cobertura vacinal dos municípios através do projeto ‘Vacina Mais Paraíba’, com o intuito de ampliar a cobertura em todo o estado e principalmente a alimentação das informações no sistema.

“Estamos trabalhando com esses municípios que ainda não registraram nenhuma dose, para pedir prioridade e que a alimentação das informações no sistema ocorra semanalmente”, disse Renata Nóbrega.

Ainda de acordo com a secretária, um total de 88.646 doses da vacina bivalente já foram aplicadas, sendo 84.216 em pessoas acima de 60 anos, e 4.430 na faixa etária de 12 a 59 anos que fazem parte do grupo prioritário.

São considerados grupos prioritários: os idosos de 60 anos ou mais, pessoas vivendo em instituições de longa permanência a partir de 12 anos (ILP e RI) e seus trabalhadores; pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade (transplantados de órgãos sólidos ou de medula óssea, com neoplasias hematológicas, com leucemias, linfomas e síndromes mielodisplásicas, pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, pessoas vivendo com HIV, pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas, em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão, pessoas com erros inatos da imunidade); indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir de 12 anos de idade); gestantes e puérperas; trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas; e funcionários do sistema de privação de liberdade.

 

ClickPB

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE