Patos - PB 28 de março de 2024

Publicidade

Santa Luzia mantém tradição de oásis cultural e político no Sertão da Paraíba

O município de Santa Luzia, situado entre zonas hídricas no sertão do estado, conquistou reconhecimento sob diferentes designações, como Rainha do Sertão, Veneza paraibana ou Cidade Ilha. Recentemente, ganhou destaque também como referência em parque solar, graças à iniciativa inovadora do Grupo Rio Alto Energias Renováveis, pioneiro no país nesse segmento.

Além de ser um destacado celeiro cultural, conforme ressaltado pelo poeta e defensor público Fábio Liberalino da Nóbrega, a cidade nomeada em homenagem à Padroeira dos olhos e da visão, foi o ponto de partida para o surgimento de proeminentes figuras políticas em diversas esferas de poder.

Política, Direito e Letras

Nomes como os do governador (à época presidente) José Peregrino de Araújo, Jáder Medeiros (deputado federal), dos prefeitos João Maurício de Medeiros (da então capital do estado Parahyba), Antônio Ivo de Medeiros e Inácio Bento de Morais (Santa Luzia, ambos ex-deputados estaduais), além dos senadores Efraim Morais (pai e filho) e o do deputado estadual George Morais, destacam-se como fortes exemplos.

No campo do Direito, personalidades como Francisco Seráphico da Nóbrega (professor da UFPB e deputado estadual), Francisco Seráphico da Nóbrega Neto, Napoleão Nóbrega, José Liberalino da Nóbrega, Flóscolo da Nóbrega, Rodrigo Nóbrega, Haroldo Ferraz da Nóbrega e Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho (Kiko) deixaram uma marcante contribuição histórica.

Nas letras, a tradição atravessa gerações a exemplo da família Nóbrega, com ramificações nas cidades de Pombal e Bananeiras, dos integrantes da Academia de Letras e Artes de Santa Luzia e de novas, por meio do escritor, poeta e jornalista Ronaldo Magella.

Esse celeiro cultural é enaltecido – com bastante emoção, por Fábio Liberalino, filho da terra e defensor público, cuja poesia traz no DNA, pulsa nas veias e é transcrita quando de pedidos por justiça a pessoas carentes dela e de direitos – durante entrevista exclusiva ao jornalista e professor Cândido, que carrega com igual orgulho o sobrenome Nóbrega, do pai nascido em Pombal, e transmitido ao seu filho (Neto), que pode ser conferida clicando aqui

Compartile:

Tags:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE