Banner Inecardio
importante parceiro

Diretoria do Complexo Regional de Patos visita sede do CEDC para conhecer trabalho do Centro onde as biopsias da unidade são analisadas

atualmente, cerca de 90 municípios da Paraíba para casos de identificação de cânceres em geral

10/08/2019 10h55
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
131
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer, em João Pessoa, é um importante parceiro do Complexo Hospitalar Regional Dep. Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC), pois, é neste local que as biopsias encaminhadas pelo Complexo são analisadas. Na última sexta-feira (02), a diretora geral do Complexo, Liliane Sena, a diretora administrativa, Isabella Cristina Santos e a diretora de Enfermagem, Jaqueline Fernades se reuniram com a diretora geral do CEDC, Roseane Machado, para conhecer mais detalhadamente o serviço prestado pelo Centro, a dinâmica de análise dos materiais recebidos de todos os municípios pactuados com João Pessoa e ainda debater formas de aperfeiçoar procedimentos a fim de agilizar o recebimento dos laudos.

"Foi de fundamental importância conhecer o serviço do CEDC, que é nosso parceiro, nesse processo de identificação da doença, porque quanto mais rápido as pessoas identificarem a doença mais chances de cura terão. Foi bastante válido conhecer in locoo serviço do CEDC, que é nosso parceiro nesse processo de identificação, através dos laudos das peças que enviamos para lá. Isso nos permitiu ter uma visão mais clara do funcionamento do Centro, além de estreitarmos essa parceria", destaca a diretora do Complexo, Liliane Sena.

Atendendo, atualmente, cerca de 90 municípios da Paraíba para casos de identificação de cânceres em geral, com foco maior em câncer de colo de útero e mama, o CEDC dispõe de toda estrutura para a abordagem precoce do câncer, desde a consulta especializada por um mastologista, ultrassonografia, mamografia, punção aspirativa por agulha fina, biópsia percutânea e estudo cito/histopatológico. O CEDC dispõe ainda de laboratórios de patologia e citologia, de um mamógrafo digital de última geração e ainda faz cirurgia de alta frequência. "O CEDC é referência no diagnóstico de casos de câncer na Paraíba e ainda consegue reduzir o percurso das pacientes na rede de atendimento, pois quando a gente já identifica alguma alteração, essa paciente já é encaminhada para ultrassom ou mamografia, e daí para a biopsia, tendo um diagnóstico fechado num intervalo de até 30 dias", explicou Roseane Machado, lembrando que nem em um serviço particular esse diagnóstico é dado em tão pouco tempo.

Após as explicações de como funciona os serviços prestados pelo CEDC, a diretora do Centro mostrou as instalações do espaço e todo o trânsito que as peças recebidas fazem desde a recepção do material até o fechamento do laudo com o parecer dos patologistas. O acesso ao serviço, segundo Roseane, é realizado pelo Sistema de Regulação, mas para as lesões suspeitas e altamente suspeitas para câncer de mama, diagnosticados através da mamografia com categoria BiRads 4 e 5 são atendidas na modalidade demanda espontânea.

"Não imaginava que o CEDC fosse tão completo como vimos aqui. Fiquei encantada com a estrutura, a forma de trabalho, os diversos serviços disponibilizados, a qualidade das atividades e, sobretudo, o cuidado que o Centro tem em todas as etapas de sua prestação de serviço", destacou Liliane Sena. A diretora do Complexo lembrou que o Hospital do Bem, que faz parte do Complexo de Patos, já faz serviços de colposcopia, punção, biopsia cirúrgica e CORE.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cred Fácil - Patos
Viva Construtora
Cred Fácil - Patos 1
Netzonesistemas
Store
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio