Banner Inecardio
Agosto Dourado

Maternidade de Patos amplia número de doadoras e estoque de leite graças às ações e atividades do Agosto Dourado

A proposta de estimular e incentivar a amamentação, pegando o gancho da Semana Nacional de Aleitamento Materno

11/09/2019 20h56
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
48
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, através da equipe do Banco de Leite Humano Drª Vilani Kehrle, realizou uma série de ações e atividades durante o Agosto Dourado. A proposta de estimular e incentivar a amamentação, pegando o gancho da Semana Nacional de Aleitamento Materno, deu muito certo e surtiu efeitos bem positivos, tanto que a unidade ampliou de apenas oito para 24 doadoras domiciliares regulares, aumentando assim a entrada de leite, numa média de três litros/dia, assegurando o alimento saudável e correto para os recém nascidos internos da unidade. As atividades do Agosto Dourado foram realizadas entre os dias 1º e 30. Nesta terça-feira (10), a Maternidade tinha oito bebês, sendo quatro na UTI Neo, três na UCIN e um recém-nascido no alojamento Mãe Canguru dependendo, exclusivamente, do leite do banco para se alimentar.

A coordenadora do Banco de Leite de Patos, Joana Sabino, comemora as novas adesões, mas, alerta que o número de doadoras, embora atualmente satisfatório, nunca é permanente, enquanto que a necessidade do Banco é cotidiana e bastante cíclica. "Essas doadoras podem se desligar a qualquer momento, haja vista que basta parar de amamentar para que as doações terminem, então temos sempre que estar lembrando as mães que o excedente de leite pode ser doado sem prejuízo algum para ela ou seu bebê e foi isso que fizemos em todas as atividades que realizamos no Agosto Dourado", destaca Joana, lembrado que apesar do aumento de doações, o Banco continua sem estoque que permita uma folga entre oferta e procura.

O diretor geral da Maternidade de Patos, o pediatra Umberto Marinho Júnior, reforça a importância de ações como o Agosto Dourado que possam estimular a doação de leite e desmistificar muitas informações que envolvem não apenas a doação, mas a amamentação em si. "É oportuno lembrar as mães que podem doar seu excedente sem prejuízo de nenhuma ordem para seu bebê e que isso é, sobretudo, um gesto de amor", argumenta o pediatra, lembrando que o leite materno, nos primeiros meses de vida, é fundamental para o bom desenvolvimento e saúde do bebê.

Retrospectiva Agosto Dourado

As ações do Agosto Dourado do banco de Leite de Patos não se restringiram a cidade e foram desenvolvidas ainda em outros municípios, a exemplo de Catingueira, Pombal, São Mamede, Mãe D'água, São José do Bonfim, Malta e Santa Terezinha. Na programação, que começou dia 1º e terminou no dia 30 de Agosto,  teve café da manhã com as gestantes atendidas pela maternidade e mães de egresso, palestras, rodas de conversas, distribuição de laços dourados e material informativo, teve ainda programação lúdica e divertida, com uma manhã de beleza dedicada às mães doadoras externas e internas da Maternidade, com direito a coffee break e sorteio de brindes, treinamentos e culminou com uma ação de doação de frascos de vidro realizada em parceria com a Secretaria de Saúde de Patos, que rendeu a aquisição de 500 potes de vidro para o Banco.

Além de Joana Sabino, que participou da maior parte das palestras, se revezaram na realização das apresentações e dinâmicas, a bioquímica do Banco, Faldrecya de Sousa, a enfermeira Tereza Lucena e a nutricionista Silvania Rodrigues, além das técnicas de enfermagem, Rubénia Rúbia, Edilma Alves, Luzia Mendes, Rosekátia de Menezes, Andrea Pereira e inda a agente do Banco, Socorro Medeiros. A diretora sênior de vendas da Mary Kay em Patos, Isalice Belleza, foi a responsável pela manhã de beleza, que teve maquiagem, limpeza de pele e alongamento. A ação, realizada no dia 27, foi direcionada às pacientes e as profissionais da Maternidade.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Anúncio
Netzonesistemas
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio