Banner Inecardio
acolherá

Maternidade de Patos inicia projeto de acolhimento às gestantes possibilitando que elas conheçam o local que as receberá no parto

A ideia, que está inserida nas ações de aperfeiçoamento do acolhimento e humanização da unidade, tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto

25/09/2019 07h34
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
26
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Poder visitar o ambiente, conhecer os serviços, os alojamentos, a estrutura e saber um pouco mais sobre o local que as acolherá num dos momentos mais marcantes de suas vidas. Essa é a proposta do projeto 'Tour da Gestante' que começa a ser colocado em prática nesta quarta-feira (25), na Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos. A ideia, que está inserida nas ações de aperfeiçoamento do acolhimento e humanização da unidade, tem o objetivo de tranquilizar as futuras mamães para o momento do parto, possibilitando que elas conheçam a unidade bem antes de sua admissão para o nascimento de seus filhos.

O objetivo do 'Tour da Gestante', explica o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, é tornar o ambiente da unidade mais familiar aperfeiçoado, assim, o processo de acolhimento. "Conhecer nossa estrutura, equipamentos, equipes, instalações, enfim, todo o ambiente antes do parto, tirar dúvidas recorrentes, de ver com os próprios olhos e não a partir de depoimentos de outras pessoas, faz toda a diferença porque possibilita que essas gestantes fiquem mais seguras quando chegarem aqui para terem seus filhos, pois já conheceram a nossa estrutura e sabem dos trâmites que passarão a partir de sua admissão", destaca o diretor.

Durante as visitas monitoradas, as futuras mamães, serão acompanhadas pela Gerência de Enfermagem da unidade, e passarão pelo Serviço Social, recepção, alojamentos, refeitório, Ucin, sala de parto humanizado, o alojamento Mãe-Canguru, o Banco de Leite, entre outras dependências da Maternidade. Além da visita às instalações, há um momento que elas recebem orientações sobre o parto normal e humanizado, sobre direitos da paciente, incluindo aí a opção por ter um acompanhante, e sobre aleitamento materno, além de orientações do que ela pode levar para a Maternidade, inclusive sobre os documentos necessários para admissão.

O 'Tour da Gestante' foi inspirado no projeto 'Acolher', idealizado pela psicóloga e técnica de enfermagem da cidade de Malta, Maria Lidiana Gomes, que desenvolve uma ação com o mesmo propósito, desde 2017. Mas, a ideia agora é expandir esse atendimento para gestantes de outros municípios, de forma mais ordenada e periódica. Para tanto, a gestante que se interessar pode agendar sua visita pelo e-mail [email protected],br. As visitas acontecerão todas as quartas-feiras, a partir das 10h, com o limite máximo de cinco gestantes por tour.

A ideia de limitar o número de visitantes, segundo Dr. Umberto, é para possibilitar que todas as dúvidas sejam tiradas e que as futuras pacientes possam compreender realmente como funciona uma maternidade que é referência, inclusive, para gravidez de alto risco. Sobre a necessidade de prévio agendamento, o diretor explica que isso é necessário para que a unidade possa mobilizar a equipe para realização da visita e das orientações a serem repassadas para que tudo transcorra de forma eficiente. "Com essa iniciativa esperamos contribuir ainda mais com nosso acolhimento e humanização", reitera Dr. Umberto.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários