Banner Inecardio
23 e 29 de setembro

Patos e outras cinco cidades da PB recebem 13ª Primavera dos Museus

Este ano, o tema do evento que ocorre em todo o Brasil é 'Museus por dentro, por dentro dos museus'

26/09/2019 14h27
Por: Ary Ramalho
Fonte: Portal Correio
40
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Seis cidades da Paraíba estão na rota de programação da 13ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 23 e 29 de setembro. A edição deste ano reúne 848 museus participantes em todo o Brasil e na Paraíba, inclui Areia, Cabaceiras, João Pessoa, Patos, Prata e Santarém. Confira aqui a programação completa.

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a programação desta temporada somará mais de 2.650 eventos como seminários, exposições, oficinas, visitas mediadas, exibições de filmes, palestras, entre outras atividades.

Este ano, o tema ‘Museus por dentro, por dentro dos museus’ propõe fortalecer a relação públicos e museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural. A expectativa é estimular um maior engajamento da comunidade com essas instituições ao explorar os aspectos do cotidiano museológico.

Museus por dentro, por dentro dos museus

Com a experiência da perda causada pelo incêndio no Museu Nacional, o Ibram, os museus, seus profissionais e a própria sociedade procuram novas formas de prevenção, gestão e manutenção.

Assim, a 13ª edição da Primavera dos Museus tem o intuito de envolver ainda mais os públicos de museus na aventura de conhecer, preservar e compartilhar memórias. Olhar os museus por dentro para ficar por dentro dos museus permitirá explorar os aspectos do cotidiano museológico aplicados aos diversos métodos legais, éticos, técnicos e científicos, aos quais as coleções e museus são submetidas no constante processo de formação, organização, conservação e exposição para interação e fruição pelas pessoas ou grupos sociais. Para o estudioso dos Museus e da Museologia Huges de Varine, “o cidadão é um ser responsável, individual e coletivamente, por seu presente e por seu futuro. Para isso, precisa reconhecer, respeitar e utilizar o patrimônio que o define em sua diferença e o inscreve numa continuidade”.

Museus na Paraíba

Areia 

Museu Regional de Areia

Cabaceiras 

Museu histórico-cultural de Cabaceiras

João Pessoa

Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba

Museu Casa de José Américo

Patos

Fundação Ernani Saturo

Prata

Museu Histórico Memorial da Prata

Santarém

Museu Tropeiros do Sertão

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários