Banner Inecardio
três novos serviços

Maternidade de Patos passará a ofertar testes do olhinho e da linguinha e retomará o ambulatório de ginecologia

Com esses novos testes, a unidade passa a ter uma triagem neonatal completa

08/10/2019 15h01
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
12
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Ofertar exames e testes que possibilitam a identificação precoce de algumas doenças e alterações em bebês, logo após o nascimento, ampliando assim o cuidado aos recém nascidos na unidade. E com esse propósito que a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, se prepara para começar a disponibilizar os testes do Olhinho e da Linguinha, além de reativar o ambulatório de ginecologia onde poderão ser realizados diversos exames, diagnósticos de doenças e acompanhamento pré-natal. A expectativa é que esses três novos serviços estejam disponíveis ainda essa semana. A Maternidade já realizava os testes da Orelhinha e do Coração, e há cerca de 15 dias, também começou a disponibilizar o exame do Pezinho, para os bebês que permanecem mais de dois dias na maternidade. Com esses novos testes, a unidade passa a ter uma triagem neonatal completa.

De acordo com o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, essa possibilidade de começar esses novos serviços foi debatida, nesta segunda-feira (07), durante reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde. "A reunião que também focou a organização de algumas demandas, a melhoria do fluxo de atendimentos e  a otimização de serviços foi extremamente proveitosa e importante, e acredito que iremos ter novidades, em pouco tempo, dentre elas a reativação do ambulatório de ginecologia, e o início dos testes do Olhinho e da Linguinha que são ações que agregarão ainda mais valor aos nossos serviços", destaca Dr. Umberto, lembrando que os testes em questão auxiliam a detectar precocemente a presença de alterações oculares e dificuldades na sucção da mama em recém-nascidos. Quanto ao teste do Pezinho, que já está sendo ofertado pela Maternidade, eles serão feitos em recém nascidos que permaneçam mais de dois dias na unidade, isto porque, o exame só pode ser feito após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida.

Participaram da reunião na Maternidade, a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, o secretário executivo de gestão de Rede de Unidades Hospitalares, Daniel Beltrammi, a coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência, Marcela Tacita, a coordenadora da Rede de Urgência e Emergência, Débora Gomes, as gerentes executivas, Ana Rita e Ana Helena, e Livia Borralho, da Comissão de Acompanhamento, Fiscalização e Avaliação (CAFA). A Comissão tem a missão de acompanhar as atividades desenvolvidas pelas organizações sociais, nos aspectos administrativo, técnico e financeiro, propondo medidas de ajuste e melhoria segundo as metas pactuadas e os resultados alcançados. O acompanhamento e a fiscalização vão ser feitos de forma permanente pela CAFA. A OS que administra a Maternidade de Patos é a Santa Casa de Birigui.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários