Banner Inecardio
INVASÃO

Cidade do Sertão é invadida por nuvens de Muriçocas, e população sofre

A população vem sofrendo com os efeitos, e muito transtorno tem acontecido

28/10/2019 20h10
Por: Ary Ramalho
Fonte: Sertão Informado
53
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Nos últimos dias a cidade de Sousa tem sido invadida no começo das noites por uma enorme quantidade de ‘Pernilongo’, a famosa ‘Muriçoca’. A população vem sofrendo com os efeitos, e muito transtorno tem acontecido.

 

O Bairro do Angelim é o mais atingido, sendo tomado por verdadeiras nuvens de mosquitos, mas outros lugares na cidade também estão sofrendo com o problema.

 

Nas redes sociais circula um vídeo onde um morador filma uma quantidade absurda de ‘Muriçocas’ já mortas, que mais parece uma borra de café.

 

A população tem pedido a circulação do carro de combate ao Aedes aegypti para tentar a diminuição do problema, mas o controle do mosquito que transmite a Dengue, não interfere na produção de Muriçocas, e segundo o Ministério da Saúde, não pode ser usado para esses fins.

 

Como combater, ou pelo menos diminuir a presença dos insetos dentro de casa? O Portal

SertãoInformado

Te dá algumas dicas:

 

Repelentes naturais

 

Algumas plantas funcionam como repelentes naturais contra insetos. É uma forma mais saudável e ecológica para combatê-los.

 

Citronela : é uma opção clássica, que pode ser utilizada de diversas maneiras. O cheiro é o que repele os insetos, então você pode plantá-la no caminho onde passa vento, para que o aroma se espalhe. Também é possível fazer uma espécie de chá com as folhas e usá-lo no corpo, no chão ou nas portas e janelas.

 

Alfazema ou Lavanda :

O cheiro adocicado dessa planta, tão apreciado por humanos, é detestado por mosquitos. O ideal é deixá-la próxima às janelas. Além disso, é uma planta muito bonita para a decoração da casa.

 

Alecrim:

: Muito utilizado na culinária, o alecrim pode ser um ótimo repelente natural. O cheiro do alecrim afasta mosquitos e até gatos. É ótimo para ter em jardins, hortas e quintais.

 

Manjericão:

O cheiro forte do manjericão é bastante eficiente para afastar insetos. Você pode apenas ter a planta em um local estratégico, ou borrifar uma solução de manjericão em água e álcool no corpo.

 

Cravo-da-índia:

É um repelente natural muito eficiente conta pernilongos e mosquitos (inclusive o Aedes aegypti).  A receita é simples, vai exigir apenas 10g de cravo-da-índia, ½ litro de álcool e 100 ml de óleo de amêndoa. Deixe o cravo curtindo no álcool por quatro dias, mexendo duas vezes por dia. Depois, acrescente o óleo. Pronto, agora é só usar no corpo.

 

Se você for utilizar essas plantas na versão diluída, no corpo, é necessário passar várias vezes ao dia, uma vez que é o odor que afasta os insetos.

 

Inseticida ou repelente?

 

Inseticidas e repelentes industrializados também podem ajudar a manter os pernilongos longe. Existem várias opções no mercado e é importante ler com atenção o rótulo, para saber o modo correto e quem pode utilizá-los.

 

O inseticida extermina insetos do ambiente, mas não impedem que outros venham. Ele ataca desde pernilongos, baratas, formigas, até o Aedes aegypti. 

 

Mas atenção:

Inseticidas podem causar reações na pele e intoxicação das vias aéreas. Por isso, fique atento às instruções de uso na embalagem.

 

Utilize o inseticida nos locais que os insetos costumam estar escondidos (embaixo de mesas, atrás de cortinas, guarda-roupas etc.), mantendo janelas e portas abertas.

 

Já o repelente afasta os pernilongos do ambiente e das partes do corpo expostas. Não adianta utilizar nas partes do corpo que estão cobertas, mas você pode aplicar o repelente spray direto na roupa.

 

Também é fundamental ficar atento às recomendações do fabricante e não aplicar sobre olhos e boca. Outra dica é usar meia hora depois de aplicar o protetor solar, para que um produto não prejudique o efeito do outro.

 

Velas e incensos também ajudam a mantê-los longe, pois o cheiro exalado repele os insetos, assim como os repelentes naturais.

 

Ventilador ou ar condicionado?

 

O ventilador pode ajudar a afastar pernilongos, mas somente atrapalhando seu voo. O inseto sempre poderá voltar ou chegar por áreas que o vento do ventilador não atinge.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários