Banner Inecardio
membros

Integrantes da Comissão de Ética e da Diretoria Clínica da Maternidade de Patos tomaram posse nesta terça-feira

A nova legislação fixa como facultativa a constituição de Comissão de Ética Médica nas instituições com até 30 médico

28/11/2019 09h21
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicações
41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A nova legislação fixa como facultativa a constituição de Comissão de Ética Médica nas instituições com até 30 médicos, cabendo ao diretor clínico, se houver, ou ao diretor técnico, encaminhar as demandas éticas ao Conselho Regional de Medicina. Com 54 médicos em seu quadro, a Maternidade Dr. Peregrino Filho, de Patos, obrigatoriamente tem que eleger, a cada dois anos, os membros da Comissão. O que foi feito, democraticamente, através de uma eleição com voto secreto e direto, realizada no dia 18 de outubro. Nesta terça-feira (26) à noite, os eleitos foram empossados, numa cerimônia coordenada por representantes do CRM e realizada na sede do Banco de Leite da unidade. Na mesma ocasião, foram empossados o novo diretor clínico, Dr. Rui Pontes da Nóbrega Filho e o vice-diretor clínico, Dr. Francimar Gomes de Farias.

            A Comissão de Ética Médica da Maternidade passa a ser presidida pelo Dr. Odir Pereira Borges Filho, tendo como vice-presidente, o Dr. Josias Alvares da Nóbrega Neto e como secretário, o Dr. Rui Nóbrega de Pontes. O primeiro suplente é o Dr. Marconi Lustosa Félix, o segundo suplente, a Dra. Maria do Socorro Dias de Sousa e o terceiro suplente, a Dra. Maria de Fátima de Lacerda D. Queiroga. Os mandatos são de dois anos.

            O diretor técnico da Maternidade, Dr. Paulo Athayde, explica que cabe à Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão. "A Comissão contribui para que o serviço médico tenha ainda mais qualidade e excelência e seus membros têm a missão de acompanhar as funções dos médicos que atuam na instituição, tanto na relação com pacientes e familiares como com público interno", explica Dr. Paulo.

             As Comissões de Ética são criadas conforme a Resolução 1.812/07 do Conselho Federal de Medicina, tendo como finalidades específicas e competências, dentre outras, a de encaminhar relatórios de atividades ao respectivo Conselho de Medicina, e colaborar com o mesmo na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar sobre temas relativos à ética médica, combater o exercício ilegal da medicina e ainda promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.

            Já os membros da direção clínica têm, entre outras atribuições, o papel de assegurar que todo paciente sob regime de internação seja atendido por um médico assistente, supervisionar as atividades de assistência médica, exigir da direção técnica condições de trabalho, assegurar a acadêmicos e residentes condições de exercer suas atividades com os melhores meios de aprendizagem, além de organizar os prontuários dos pacientes.

 Para o diretor geral da Maternidade, Dr. Umberto Marinho Júnior, empossar os membros da Comissão de Ética e os novos diretores clínicos da unidade vai além de uma mera formalidade. "Não é à toa que a Maternidade Peregrino Filho é referência na sua área de atuação e isso se deve por uma série de fatores, entre o quais, destaca-se a atuação da equipe médica que tem compromisso com a qualidade do serviço que presta e, sobretudo, respeito ao paciente. Portanto, ao empossar os membros da Comissão de Ética e os novos diretores clínicos estamos, justamente, reforçando o nosso compromisso com um serviço de qualidade, com nossas pacientes e a sociedade a que servimos", destaca Dr. Umberto.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Cred Fácil - Patos
Netzonesistemas
Store
Cred Fácil - Patos 1
Viva Construtora
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio