Banner Inecardio
COVID -19

Municípios recebem informações sobre vacinação contra Influenza e protocolos do coronavírus

Socorro Guedes, coordenadora regional de imunização, fez ampla explanação sobre a metodologia de trabalho, metas a ser atingidas pelos municípios e públicos alvos da campanha, antecipada, contra a gripe

21/03/2020 10h43
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Marcos Nascimento
44
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Coordenadores de imunização e da vigilância epidemiológica da regional Patos participaram de uma reunião na 6ª Gerência de Saúde para conhecerem a programação, logística da campanha nacional contra influenza, que tem início no próximo dia 23, segunda-feira, como também conhecer os protocolos de atendimento à população em torno da COVID -19, doença causada pelo coronavírus.

Socorro Guedes, coordenadora regional de imunização, fez ampla explanação sobre a metodologia de trabalho, metas a ser atingidas pelos municípios e públicos alvos da campanha, antecipada, contra a gripe. Para todo o Brasil serão enviadas 75 milhões de doses. A meta a ser atingida é de 90% dos públicos alvos.

Os primeiros a ser vacinados serão os profissionais de saúde e idosos. Os municípios estão sendo orientados a vacinar os idosos casa a casa para evitar grande concentração nas unidades de saúde, evitando que eles fiquem expostos ao coronavírus.

O ACS – Agente Comunitário de Saúde será de suma importância nesse trabalho de campo, fazendo levantamento dos idosos residentes em sua área e a equipe do PSF construindo seu cronograma de visita para realizar a imunização. "À medida que esse grupo for vacinado outros serão atendidos na sequência, crianças, gestantes, puérperas, população privada de liberdade. A recomendação é que somente os idosos sejam vaciados em casa", explicou Socorro Guedes.

A antecipação da vacina contra influência, que previne contra os três principais vírus da gripe que circularam ano passado, visa facilitar o trabalho dos profissionais de saúde para que possam descartar a influenza na triagem do coronavírus. Apesar da vacina não previnir contra a COVID-19, muita gente já está procurando, querendo saber quando começa a campanha.

Coronavírus

Os coordenadores da Vigilância Epidemiológica ficaram responsáveis de transmitir as informações às equipes da atenção básica, repassadas nesta quinta-feira por Marivalda Xavier, coordenadora regional  de epidemiologia. Todos os protocolos, recomendações, notificação de casos suspeitos, coleta para exames laboratorias para o coronavírus foram exuastivamente trabalhados com os municípios.

Marivalda destacou os procedimentos corretos para evitar a disseminação do vírus da COVID-19, sendo bastante eficaz para a redução da propagação, uma boa higienização das mãos com sabão, uso do álcool gel, o distanciamento social, se evitar aglomerações. "São alguns dos protocolos que surtem efeitos bastantes positivos na prevenção ao vírus", acrescenta.

A 6ª Gerência já se antecipou e vem provocando mudanças na sua rotina, a exemplo do cancelamentos de reuniões com grande número de pessoas em seu auditório. O CEDMEX – Centro Especializado de Dispensação de Medicamentos também está trabalho de maneira que as pessoas não fiquem muito próximas, obedecendo-se uma distância recomendada para o  atendimento e entrada de pequenos grupos para receber a medicação. Os funcionários também fazem uso de EPI.  

A gerente regional de saúde, Fernanda Érica, deu ênfase à normativa 01 lançada pelo Estado que recomenda, como principais medidas aos municípios, evitar atividades coletivas, objetivando a redução de cirulação de pessoas; criar o comitê de crise para o coronavírus para monitorar o quadro epidemiológico. "Dentre outras recomendações estão a prescrição, com prazo prolongado, de medicamento de uso contínuo e aintensificação da vacinação contra gripe em idosos, que devem ser imunizados em suas residências. Muito importante que as equipes de saúde sejam multiplicadoras de informações com a comunidade, algo muito importante na prevenção", acrescentou Fernanda.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.