Banner Inecardio
isolamento social

6ª Gerência de Saúde orienta população em período de quarentena

A Covid-19 vem se alastrando rapidamente, já são mais de 300 mil infectados no mundo, no Brasil são 2,2 mil casos confirmados e 46 mortes

25/03/2020 07h14
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Marcos Nascimento
42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A pandemia provocada pelo coronavírus, responsável pela doença Covid-19, mudou conceitos e hábitos da população, obrigada a se adpatar às normas preventivas recomendadas através de normas e decretos governamentais e órgãos sanitários.

Diante o quadro instalado, com a transmissão comunitária do vírus, ou seja, quando não é possível rastrear a origem da infecção, a 6ª Gerência Regional de Saúde reforça uma série de medidas que a população deve tomar para evitar a propagação ainda maior da doença. A Covid-19 vem se alastrando rapidamente, já são mais de 300 mil infectados no mundo, no Brasil são 2,2 mil casos confirmados e 46 mortes.

Fernadanda Érica, gerente de saúde, explica que o isolamento social é a melhor forma de evitar a infecção pelo temido vírus, bastante resistente e letal, para o qual ainda não existe antídoto. Além de evitar sair de casa, ela lembra outros detalhes importantes nesse período de quarentena, como bons hábitos de higienização, ingestão de alimentação saudável, hidratação.

“É crucial que as pessoas sigam essas normas. Sair de casa só em em situação de extrema necessidade, evitando aglomerações. Buscar serviços de saúde, em caso de suspeita de coronavírus somente se sentir comprometimento respiratório, como falta de ar associada à febre”, explica Fernanda.

A SES – Secretaria de Estado da Saúde vem seguindo o Plano de Contingência Estadual, todas as ações preconizadas pelo Ministério da Saúde para o enfrentamento ao coronavírus. Nessa nova fase de luta contra a doença, denominada mitigação, quando se busca deter o avanço da pandemia, a 6ª Gerência adotou medidas contidas na Nota Informativa 05/2020, reduzindo e controlando o fluxo de pessoas que utilizam seus serviços, a exemplo do CEDMEX (dispensação de medicamentos); cancelou todos os eventos de auditório; abastecendo os serviços com os swabs (para coleta dos exames de pessoas com suspeita de Covid-19), além de ter oferecido capacitações.

Vacina contra Influenza

O setor de imunização da 6ª Gerência vem abastecendo as salas de vacina e monitorando o trabalho de vacinação, cujos públicos principais nessa fase da campanha são os profissionais de saúde e idosos. Sobre estes, os municípios estão sendo orientados a evitar grande concentração de pessoas nas unidades e imunizá-los, quando possível, em suas casas.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.