Banner Cidade do Sol
17 milhões

Açude Jatobá em Patos falta 1,41 metros para transbordar

O canal de transposição da Barragem da Farinha tem contribuído 24 horas ininterruptas com esse aumento

01/04/2020 14h17
Por: Ary Ramalho
Fonte: De Olho no Sertão
372
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O açude do Jatobá,  que já foi o principal açude no abastecimento de água da cidade de Patos, teve sua construção em 1952 no governo de José Américo e sangrou pela  última vez no ano de 2009.

O reservatório tem uma capacidade de armazenamento de água de 17 milhões de m³ e está localizado às margens da PB-262, saída para Teixeira, próximo ao campus da UFCG.

É o mais antigo reservatório de Patos e o mais popular, vários bairros cresceram às suas margens, a exemplo Alto da Tubiba, Mutirão, Nova Conquista e o próprio bairro do Jatobá.

Suas águas possuem uma importância grande, também para a agricultura, pois são utilizadas para irrigar algumas culturas agrícolas que abastecem principalmente a população de Patos e da vizinha cidade São José do Bonfim. De acordo com o  o técnico da EMPAER Marconi Palmeira Filho constatou que houve um acréscimo importante de 7 centímetros na lâmina d'água do Açude Jatobá em Patos-PB, de ontem para hoje.

 "O canal de transposição da Barragem da Farinha tem contribuído 24 horas ininterruptas com esse aumento", disse Marconi. 

 

 

Cred Fácil - Patos
Store
Viva Construtora
Netzonesistemas
Cred Fácil - Patos 1
Municípios
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio