Banner Inecardio
pandemia

Diretor-geral da OMS diz que o “vírus estará conosco por um longo tempo”

“Não se enganem: temos um longo caminho a percorrer. Este vírus estará conosco por um longo tempo”, alertou Tedros

22/04/2020 20h33
Por: Ary Ramalho
Fonte: Paraíba Todo Dia
130
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou nesta quarta-feira (22) que a maioria dos países ainda está na fase inicial da pandemia do novo coronavírus, e ela ainda deve durar “um longo tempo”.

“Não se enganem: temos um longo caminho a percorrer. Este vírus estará conosco por um longo tempo”, alertou Tedros.

Tedros destacou que “não há dúvida de que as ordens de ficar em casa e outras medidas de distanciamento físico suprimiram a transmissão com sucesso em muitos países. Mas o vírus continua extremamente perigoso”.

“A maioria das epidemias na Europa Ocidental parece estável ou em declínio. Embora os números sejam baixos, vemos preocupantes tendências ascendentes na África, América Central e do Sul e Europa Oriental. A maioria dos países ainda está nos estágios iniciais de suas epidemias”, disse o diretor-geral.

Tedros acrescentou que há países que foram afetados no início da pandemia que, agora, estão tendo ressurgimento de casos.

“As primeiras evidências sugerem que a maioria da população do mundo permanece suscetível. Isso significa que epidemias podem facilmente ressurgir”, alertou.