Banner Inecardio
havia a necessidade

Gerente de saúde se reúne com direção de presídios de Patos para tratar de testes para Covid-19

Distribuição de testes rápidos com os municípios

18/05/2020 11h36
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Marcos Nascimento
32
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A gerente da 6ª Regional de Saúde, Fernanda Érica, esteve reunida na noite de ontem, sexta-feira 15, com diretores e quipe multiprofissional dos presídios regionais de Patos, masculino e feminino, uma conversa técnica para passar informações sobre procedimentos em torno do uso do teste rápido para Covid-19. Segundo Fernanda, havia a necessidade dessa visita, em razão do crescimento dos casos de coronavírus ali notificados positivamente.

Todas as informações sobre a testagem rápida foram detalhadas pela gerente, como acondicionamento, coleta, notificações, e solicitou informações sobre as famílias dos apenados vitimas de coronavírus para acompanhamento pela Secretaria de Estado da Saúde.

 

Fernanda Érica conheceu toda a estrutura de funcionamento do serviço de saúde no presídio, que conta com uma equipe, que fará um cadastro no sistema do e-SUS VE para registro dos dados. A Gerência deve ampliar o apoio institucional oferecendo testes para o suporte aos apenados.

 

Distribuição de testes rápidos com os municípios

 

Esta semana foi repassado testes rápidos aos municípios da 6ª GRS de acordo com o banco de dados registrados no e-SUS VE, a exemplo de Teixeira, Condado, Santa Luzia, Junco do Seridó, Condado, Catingueira, Santa Terezinha e Areia de Baraúnas, além de Patos. As unidades de referência da região para Covid-19, o Complexo Hospitalar de Patos Dep. Janduhy Carneiro, Hospital Infantil Noaldo Leite, Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro em Santa Luzia e UPA Dr. Otávio Ayres, permanecem recebendo suas cotas, sendo abastecidos normalmente.

 

A Gerência, após alinhamento com o Superintendente do Ministério da Saúde da Paraíba, Francisco Pereira de Lacerda Filho, está realizando o repasse de doação de 20 litros de álcool à 70%. Segundo a gerente, Fernanda, o mesmo fez comunicação prévia solicitando que cada município da Sexta Regional que enviasse um ofício para gerência solicitando a doação de 20 litros para cada município. "Já recebemos 140 litros na primeira cota e 80 litros na 2ª cota, um total de 11 municípios já beneficiados. Apenas 20 dos 24 municípios da regional Patos enviaram o ofício para receber o álcool", informou Fernanda Érica.