Banner Inecardio
ALERTA

‘Há uma disseminação do vírus em quase todos os municípios’, afirma Geraldo Medeiros

Segundo ele, por meio das testagens realizadas nos últimos dias e os dados levantados pela Secretaria, a Capital mostra que também enfrenta uma circulação viral muito grande. Medeiros teme, com isso, um aumento na ocupação dos leitos de UTI, em uma celeridade maior

18/05/2020 12h51Atualizado há 2 semanas
Por: Ary Ramalho
Fonte: Paulo de Pádua
24
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, afirmou, nesta segunda-feira (18), que já há uma disseminação do novo coronavírus, que causa o Covid-19, em quase todos os municípios paraibanos. Ele admitiu que o Estado enfrenta uma possível vigência do pico maior da contaminação pelo vírus.

Dados da Secretaria apontam que, nas últimas horas, 136 municípios já apresentam casos confirmados da doença. Na Grande João Pessoa, o gestor de saúde admitiu, também, que existe uma circulação viral muito grande na Capital, uma vez que os números mostram que, em vários bairros, a população não vem respeitando as medidas de restrição, como o isolamento social e o uso obrigatório das máscaras.

Segundo ele, por meio das testagens realizadas nos últimos dias e os dados levantados pela Secretaria, a Capital mostra que também enfrenta uma circulação viral muito grande. Medeiros teme, com isso, um aumento na ocupação dos leitos de UTI, em uma celeridade maior.

Para o secretário, não existe outra saída ao não ser tornar mais severa a cobrança no isolamento social e na diminuição do fluxo de pessoas para que a Paraíba possa enfrentar esse problema. “A Paraíba ainda não chegou ao ponto de colapso da rede pública de saúde”, garantiu.

O secretário Geraldo Medeiros informou que a rede recebe, ainda, nesta segunda, mais 20 respiradores para dar mais suporte aos leitos de UTI, que estão sendo instalados nas unidades hospitalares.