Banner Inecardio
esperança!

Paraibana vence COVID-19 após tratamento com plasma de pacientes curados

Larissa Targino Fernandes precisou ser entubada no último mês de maio, após complicações decorrentes da COVID-19

03/06/2020 18h19Atualizado há 1 mês
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Pedro Pereira
61
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Em meio às dificuldades e das más notícias trazidas pela pandemia do novo coronavírus, onde muitos infelizmente estão perdendo a batalha, uma boa notícia surge para dar esperança a todos.

Nos últimos meses, estudiosos ao redor do mundo descobriram que o plasma sanguíneo de pessoas que tiveram a COVID-19 e se curaram pode ser um fator determinante para ajudar na cura de outras pessoas que estão lutando contra a doença. Segundo o médico Vanderson Rocha, chefe da divisão de hematologia do Hospital das Clínicas de São Paulo: “todas as infecções, na realidade, vão produzir anticorpos no organismo, estes anticorpos ficam alocados no plasma sanguíneo, então nós queremos retirá-los e transfundir nos pacientes que precisam deles para combater a COVID-19”, esclareceu.

Um dos casos em que o plasma foi fator determinante na cura ante a infecção ocasionada pelo novo coronavírus foi a da paraibana Larissa Targino Soares, que no último mês de Maio testou positivo para a COVID-19 e, após sucessivas complicações respiratórias, precisou ser entubada às pressas. Enquanto lutava pela vida na UTI de um hospital particular de João Pessoa, uma campanha foi feita por familiares para que pessoas que já tivessem se curado da COVID-19 realizassem doação do material para que fosse injetado na paciente.

Após a doação e realizado os procedimentos médicos com o plasma, Larissa apresentou significativa melhora. Fora de risco e recuperada da doença, Larissa relata com emoção: “eu tenho certeza que alguém está precisando do meu sangue, e eu vou salvar esta pessoa. Eu sou um milagre, minha vida é um milagre, eu nasci dia 2 (de Junho), foi quando eu renasci”, diz em lágrimas a paciente.

SALVE VIDAS!

Assim como Larissa foi salva, muitas pessoas também podem sair vencedoras dessa doença que pode ser mortal, para isso, a doação de plasma de quem já teve a Covid-19 e se curou é necessária. Para realizar a doação, alguns requisitos devem ser levados em consideração:

-Ter acima de 18 anos de idade
-Ter confirmado a infecção pela doença e estar há pelo menos 14 dias sem sintomas
-Ter acima de 50kg
-Não ter engravidado ou sofrido aborto

A doação pode ser feita em qualquer hemocentro do estado.

Apenas com união podemos vencer mais este inimigo!

Veja emocionante declaração da paciente: