Banner Inecardio
está finalizando

UPA de Patos amplia estrutura para 12 leitos destinados aos pacientes com suspeita ou confirmação do Covid-19

Dependendo do caso, o teste rápido também é realizado na própria UPA

10/06/2020 20h07
Por: Ary Ramalho
Fonte: Coordecom
41
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria de Saúde, está finalizando a reformando e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h - Dr. Otávio Pires de Lacerda), localizada no bairro Liberdade.

A ampliação consiste no aumento de 2 para 12 leitos de isolamento destinados aos pacientes com suspeita ou confirmação para o Covid-19, e que apresentam sintomas moderados e graves. Dependendo do caso, o teste rápido também é realizado na própria UPA.

Os pacientes para atendimento clínico serão recebidos no anexo ao lado, onde existe um prédio do próprio município, que a partir de agora passa a funcionar com esse tipo de assistência. Após ser concluída a instalação dos equipamentos, o anexo entrará em funcionamento de imediato.

Pregão para aquisição de equipamentos

Segundo a secretária de Saúde, Francisca Lavor Furtado, a gestão municipal já está em processo de licitação (pregão), para adquirir mais 3 respiradores mecânicos, monitores cardíacos, oxímetros, carrinho de parada, dentre outros que servirão para equipar a UPA.

“Estamos tomando todas as medidas necessárias para a prevenção da população do nosso município”, ressaltou a secretária.

A área vermelha da UPA, que já conta com 3 respiradores para atender a demanda de pacientes com sintomas respiratórios, vai ganhar mais 3 novos equipamentos também por meio do processo de licitação.

Aquisição de máscaras e outros EPIs

Francisca Lavor também lembrou que a Secretaria de Saúde vem dando continuidade à aquisição de EPIs, a exemplo de máscaras N95, álcool em gel, aventais, capotes, macacões impermeáveis, etc. Esses equipamentos estão sendo distribuídos com os profissionais do SAMU e outros que atuam na linha de frente do combate do coronavírus.