Banner Inecardio
ações

Municípios participam de roda de conversa sobre Educação Permanente com técnicos da 6ª Gerência Regional de Saúde

Para esse momento foram convidados representantes dos municípios (São José de Espinharas, Teixeira, Matureia, Desterro, Cacimbas, Cacimba de Areia e Passagem) que fazem parte da Região

24/07/2020 19h43
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Marcos Nascimento
24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira 23 de julho, a 6ª Gerência Regional de Saúde realizou uma Roda de Conversas, tendo como tema “Educação Permanente em Saúde em Tempos de Pandemia”. Para esse momento foram convidados representantes dos municípios (São José de Espinharas, Teixeira, Matureia, Desterro, Cacimbas, Cacimba de Areia e Passagem) que fazem parte da Região.

A Roda de conversas foi conduzida pela apoiadora institucional do CEFOR/SES-PB, Jucivânia Souza, e pelo Apoiador Regional, Paulo Sérgio. Também estiveram presentes nas discussões a gerente regional de saúde, Fernanda Érica, apoiadoras regionais Elaine Sales e Izamara Sousa, coordenadoras de imunização, Socorro Guedes, e da vigilância epidemiológica, Marivalda Xavier, ambas da 6ª Gerência Regional de Saúde. Foram respeitados a distância recomendada e o uso de máscara.

 

No momento cada município expôs as atividades e ações que estão realizando nos municípios. Na oportunidade Jucivânia fez um resgate da Implantação da Política de Educação Permanente no Estado da Paraíba, mostrando a importância de discussão e abordagem do tema, explicou a diferenciação entre Educação Permanente, Educação Continuada e Educação em Saúde.

 

“A ideia dessas rodas de conversas com os municípios têm por objetivo mostrar a importância da educação permanente em saúde, como estratégia de melhoria das práticas profissionais, trazer as problemáticas vivenciadas nos territórios e buscar as potencialidades para solucionarmos os problemas. Educação permanente não se trata apenas de cursos de qualificação, treinamentos. O que queremos é que eles realizem planejamento em seus territórios, por meio da reflexão crítica do processo de trabalho”, comentou Jucivânia.

 

Ao final da reunião houve uma avaliação dos pontos discutidos e do momento atual que os municípios estão vivenciando com a pandemia do coronavirus. Foi acordado, por todos, que será realizado um segundo momento para reflexão em torno das ações que serão colocadas em prática como encaminhamentos a partir da reunião desta quinta-feira.