Banner Inecardio
Protocolo do MS

APDP viabiliza através de Secretaria de Saúde, exame de Covid-19 para associados

A demanda será atendida, considerando critérios técnicos adotados pela referida Pasta, que instrumentalizam todo o fluxo de procedimento de testagem em várias categorias de servidores públicos, levando-se em conta o fato de a Região Metropolitana da Grande João Pessoa apresentar até o último dia 25 de maio o maior percentual de casos notificados para Covid-19

19/08/2020 20h50
Por: Ary Ramalho
Fonte: Por Cândido Nóbrega
50
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os defensores públicos ativos e inativos integrantes da Associação Paraibana dos Defensores Públicos terão a opção de serem submetidos a exames eficazes de aferimento do novo coronavírus. A confirmação, mediante ofício, foi dada pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, em atendimento a solicitação do presidente da APDP, Fábio Liberalino da Nóbrega.

A demanda será atendida, considerando critérios técnicos adotados pela referida Pasta, que instrumentalizam todo o fluxo de procedimento de testagem em várias categorias de servidores públicos, levando-se em conta o fato de a Região Metropolitana da Grande João Pessoa apresentar até o último dia 25 de maio o maior percentual de casos notificados para Covid-19.

Protocolo do MS

Nesse contexto, foi estabelecida pelo Gabinete de Crise a abertura na Capital, de mais um Centro de Testagem para servidores da gestão estadual ,da referida Região, cujos critérios de indicação seguirão o protocolo do Ministério da Saúde para definição dos casos para testagem, a exemplo de apresentação, há mais de 10 dias, de quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza.

“Faz necessário ainda que os interessados ao procurarem a Associação, levem um documento médico comprovando o quadro alegado”, afirmou o presidente da entidade, Fábio Liberalino da Nóbrega.

O agendamento será válido para pessoas que apresentarem quadro clínico nos últimos dias 30 dias, contados do dia 27 de abril, mediante encaminhamento de formulário pela Associação ao Centro de Testagem, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e 13 às 16h, sendo realizados testes rápidos apenas via agendamento. Quando da confirmação, será informado o dia, hora e local para realização do mesmo, respeitado o horário agendado.

Grupo de risco e natureza da atividade

A realização de exames eficazes de aferimento do novo coronavírus (Covid-19) dentre os defensores públicos ativos e inativos, foi requerida pela APDP, em face de essa categoria, em sua grande maioria, integrar Grupo de Risco em razão da faixa etária e da natureza externa de sua atividade, sobretudo por meio do atendimento ao público.