Banner Inecardio
quatro hospitais

Deputados e secretário discutem melhorias para a saúde pública no Sertão

Audiência Pública encerrou maratona de visitas de parlamentares às unidades de saúde de Patos

21/05/2019 10h26
Por: Ary Ramalho
Fonte: Assessoria
60
Ascom
Ascom

O debate em torno da saúde pública do Sertão da Paraíba entrou pela noite nesta segunda-feira (20). A partir de uma propositura do deputado estadual Dr. Érico Djan (Cidadania), presidente da Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), o tema movimentou a cidade de Patos durante uma série de visitas aos hospitais públicos da região e uma audiência pública realizada no começo da noite.

A audiência aconteceu na Câmara Municipal de Patos onde estavam presentes Dr. Érico, o atual vice-presidente da comissão, Cabo Gilberto (PSL), o deputado Wilson Filho (PTB) e o secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros. Também participaram da audiência a presidente da Câmara de Vereadores de Patos, Valtide Paulino dos Santos (MDB), o promotor de justiça Uirassu Medeiros e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Patos, Claudemir Bento da Silva.

 

“Eu, enquanto presidente da Comissão de Saude, estabeleci esse compromisso de saírmos, todos nós, de dentro dos gabinetes e irmos de encontro aos problemas, para identifica-los e planejar as melhorias que a população tanto clama”, ponderou.

 

Érico disse que começou esse projeto de “Comissão itinerante” por Patos e região por entender a importância que os hospitais da cidade têm no atendimento a pacientes de outros 70 municípios, alguns deles de estados vizinhos à Paraíba. “A gente entende – e é um entendimento também do Governo – de que Patos pode avançar ainda mais nos seus serviços de saúde. Há muito tempo Patos tem sofrido com problemas de atenção básica e de falta de resolutividade. E essa é uma das maiores preocupações externadas pelo dr. Geraldo Medeiros - a quem eu agradeço imensamente a disponibilidade de nos acompanhar nessas visitas -, que os projetos que nós, deputados, possamos apresentar tragam melhorias para a saúde, mas tenham resolutividade”.

 

Encaminhamentos

 

Na companhia do secretário de Saúde, os deputados estiveram em quatro hospitais da região: o Hospital e Maternidade Sinhá Carneiro (Santa Luzia), a Maternidade Peregrino Filho, o Hospital Infantil Noaldo Leite e o Hospital Regional Deputado Janduhy Carneiro (os três em Patos).

Ouviu diretores, médicos, servidores e pacientes. Fez um verdadeiro raio x de cada um. “Iremos percorrer os mais de 30 hospitais da rede pública do Estado para que possamos fazer essa identificação, de onde o serviço pode melhorar e quais as necessidades mais urgentes. Ao final, a Comissão de Saúde irá apresentar um relatório com as demandas ao governador João Azevêdo”, anunciou Dr. Érico.

 

O presidente da Comissão de Saúde anunciou que deu encaminhamento, junto ao Governo do Estado, na expansão do bloco cirúrgico e na expansão dos leitos de UTI do Hospital Regional com a finalidade de aumentar o número de cirurgias de alta complexidade em Patos.

 

Também revelou que ouviu do secretário Geraldo Medeiros que os salários atrasados dos servidores dos hospitais da região serão honrados. “Ele me disse que essas demandas já estão 90% resolvidas e que o salário de fevereiro, que falta aos servidores por ter sido judicializado, será pago, metade no fim de maio e metade, em junho”, detalhou Érico.

 

Ainda de acordo com o deputado, o secretário também garantiu que os insumos estarão regularizados dentro de sete a 10 dias, uma vez que o governador João Azevêdo criou uma comissão de servidores do Estado que irá fazer as compras do hospital, para agilizar esse processo e evitar o desabastecimento.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Patos - PB
Atualizado às 21h55
26°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
27°

Sensação

28.6 km/h

Vento

74.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Netzonesistemas
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio