Banner Cidade do Sol
debate da Espinharas

Lenildo vence por conhecer problemas e mostrar soluções para Saúde

Lenildo ratificou o compromisso de abrir a UPA do Jatobá em cem dias de governo para atender a população da Zona Sul e de toda cidade.

07/11/2020 13h49Atualizado há 4 semanas
Por: Ary Ramalho
Fonte: Assessoria - Lenildo Morais
73
Foto: Ascom
Foto: Ascom

No debate realizado na manhã deste sábado (7) pela Rádio Espinharas e o portal Patosonline, o candidato a prefeito de Patos pela coligação Sou Patos (PT, PDT, MDB e Avante), Lenildo Morais se destacou pelo conhecimento dos problemas da Saúde de Patos  e pelas soluções apresentadas.

 

Lenildo ratificou o compromisso de abrir a UPA do Jatobá em cem dias de governo para atender a população da Zona Sul e de toda cidade.  Ele contou que fará como fez quando abriu a UPA do Campo da Liga, utilizando os próprios funcionários da Prefeitura e economizando recursos com a demissão de servidores fantasmas e apadrinhados políticos.  

 

Lenildo contou ainda que, sobre as denúncias que fizeram à época contra a abertura da UPA do Campo da LIga, ele foi inocentado no TRF e o desembargador responsável pelo caso indagou sobre a outra unidade inacabada em nossa cidade.  O candidato reafirmou que quando eleito irá firmar um Termo de Ajustamento de Conduta - TAC para fazer com que a UPA do Jatobá seja aberta o mais rápido possível. 

 

Para resolver o problema da falta de médicos para atender nos postos de saúde, Lenildo disse que fará parcerias com os médicos residentes do curso de Medicina, da mesma forma que fez quando foi prefeito por 113 dias.

 

No caso dos atendimentos especializados e das cirurgias eletivas, Lenildo disse que fará parcerias com profissionais e hospitais privados para que os serviços sejam agilizados.  

 

Educação

 

Em relação à Educação, Lenildo foi enfático em dizer que o problema da evasão escolar é um problema também social.  Patos possui 49 escolas e mais de 9 mil alunos matriculados e uma grande parcela não tem sequer o que comer em casa. "A evasão é componente de um problema social que existe em Patos e temos que atacar a questão da pobreza", enfatizou.

 

Cultura

 

Patos terá um censo para identificar artistas e manifestações culturais de nossa cidade com o objetivo de resgatar nossos valores culturais. A Fundap, nossa Fundação de Cultura, será  de fato uma instituição pública, conforme Lenildo.

 

Ele disse que criará o Fundo Municipal de Cultura, onde parte do recursos arrecadados serão destinados para dar condições de realização às ações no setor.   Festas tradicionais e em especial as religiosas serão incrementadas através da revitalização do Parque da Cruz da Menina. "Para que ele se torne um ponto de cultura religiosa". 

 

Lenildo reforçou a proposta de realização de festivais, em especial o de forró, para valorizar nosso São João que será realizado principalmente para mostrar nossa cultura e beneficiar os artistas locais.