Banner Cidade do Sol
melhorar a dinâmica

Complexo de Patos melhora sistemática de recepção e atendimento de pacientes

Além da mudança de processos e instalações, a recepção foi climatizada e agora é equipada com uma TV.

13/11/2020 11h25
Por: Ary Ramalho
Fonte: News Comunicação
25
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com uma média de 100 atendimentos/dia, nas áreas de Urgência, Emergência e Clínica Médica, a porta de entrada do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos sempre é um local de grande movimentação de pessoas. E foi, justamente, para melhorar a dinâmica de recepção aos pacientes, o fluxo interno de atendimento e dar ainda mais conforto a quem precisa dos serviços da unidade que, a partir desta semana, uma nova dinâmica de acolhimento foi adotada. Além da mudança de processos e instalações, a recepção foi climatizada e agora é equipada com uma TV.

 

            O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, destaca que antes de ser colocada em prática, as mudanças foram debatidas com as equipes médica, de enfermagem e também do setor administrativo para que as alterações, de fato e efetivamente, melhorassem a dinâmica de atendimento aos pacientes da unidade e também de seus acompanhantes.

 

"Antes, a recepção funcionava dentro do hospital, já interligada as Áreas Vermelha e a Verde e isso dificultava ou de certa forma complicava o fluxo de pacientes, porque eles se misturavam uns aos outros, dificultando até os processos internos. Não raro, aconteciam aglomerações, num pequeno espaço físico", explica o diretor. Com as mudanças, destaca ele, a recepção ficou melhor posicionada, a dinâmica de classificação de risco melhorou e quando o paciente entra, ele já segue para o local onde, efetivamente, ele terá os cuidados que necessita", reforça o diretor.

 

            Isto porque, ao chegar à recepção e preencher a ficha, o paciente é direcionado diretamente para a classificação de risco que, por sua vez, já o encaminha para o serviço que ele necessita, seja ortopedia, exames, urgência ou emergência, e ainda clínica médica. "Isso já existia antes, mas acontecia num mesmo ambiente o que tumultuava, de uma certa forma, os processos internos. Com essa nova dinâmica, além de tornarmos o atendimento mais eficaz e eficiente, aumentamos a segurança e proteção ao paciente, inclusive, reduzindo riscos de infecção já que, desta forma, não teremos mais aquelas aglomerações, num mesmo espaço físico, que tínhamos antes", reitera o diretor.

 Complexo de Patos melhora sistemática de recepção e atendimento de pacientes

            E não foi somente os pacientes que ganharam com as mudanças. "Os pacientes estáveis, poderão aguardar seu atendimento assistindo TV, mas, essas mudanças beneficiarão também os acompanhantes que poderão usufruir da sala climatizada e da TV enquanto aguardam", finaliza Francisco Guedes.