Centro Educacional Ágape
definir o formato

Campeonato Paraibano 2021: FPF vai reunir clubes para o Arbitral na próxima segunda-feira, dia 14

Estadual passa a contar com oito clubes, dois a menos que as edições anteriores. Porém, o rebaixamento vai seguir com duas equipes caindo. Esta vai ser a 111ª edição da competição.

09/12/2020 16h57
Por: Ary Ramalho
Fonte: GE-PB
117
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

 

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) deu mais um passo importante para definir o formato de disputa do Campeonato Paraibano 2021. É que a entidade vai reunir os clubes a partir das 15h da próxima segunda-feira, dia 14, para o Arbitral. Na ocasião, os oito times que vão disputar a elite do futebol do estado vão acordar as datas e o formato de disputa da 111ª edição do estadual. A partir do ano que vem, a competição vai passar a ser disputada com duas equipes a menos, mas o rebaixamento permanece como anteriormente, ou seja, dois caem para a Segundona.

A intenção da FPF era que o Campeonato Paraibano começasse no dia 10 de fevereiro, isso para que a competição tenha mais datas do que o disponibilizada pela CBF, com o calendário 2021 tendo início no dia 28 do mesmo mês. No entanto, como o Regulamento Geral das Competições da própria entidade nacional exige um prazo de 60 dias da reunião até o estadual, a competição só vai poder ter início a partir de 14 de fevereiro.

Para 2021, o Campeonato Paraibano vai contar com oito equipes: Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, Campinense, Nacional de Patos, Perilima, São Paulo Crystal, Sousa e o atual campeão Treze. Na edição deste ano, CSP e Sport Lagoa Seca foram rebaixados, e como a 2ª divisão não foi disputada por causa da pandemia da Covid-19, não teve acesso. Por isso, a FPF enfim vai poder conceber uma ideia antiga, que era a reduzir o número de participantes na elite do futebol da Paraíba. Apesar disso, a entidade quer manter a quantidade de rebaixados, que são dois por ano.

Na próxima temporada, porém, os dirigentes dos clubes, em acordo com a federação, vão poder modificar o regulamento, com direito a um calendário maior do que o disponibilizado pela CBF. Isso, é claro, se começar antes do dia 28.

O Arbitral está marcado para as 15h da próxima segunda-feira. Ainda não se tem uma confirmação, mas a ideia é que a reunião aconteça na sede da Federação Paraibana de Futebol, localizada no bairro de Tambiá, em João Pessoa.