Banner Cidade do Sol
momento alusivo

Procon/Patos realiza dia D da Campanha do Dezembro Vermelho

A campanha chama atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

30/12/2020 19h18
Por: Ary Ramalho
Fonte: Coordecom
30
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Procon/Patos realizou nesta terça-feira, dia 29 de dezembro, um momento alusivo à Campanha Dezembro Vermelho que mobiliza as pessoas na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A campanha chama atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

A coordenadora do setor de educação para o consumo do Procon, Maria das Graças, informou que desde o início do mês o órgão de defesa do consumidor está realizando um trabalho de prevenção e conscientização sobre as causas que a CAMPANHA abraça em um trabalho educativo/interativo com os consumidores que se dirigem até à sede do Procon.

"No cenário desafiador e triste que vivenciamos precisamos ACREDITAR que dias melhores virão, NUNCA perdendo a FÉ e ESPERANÇA por dias melhores. Aproveitei o momento para realizar um momento lúdico com os consumidores presentes desejando tudo de MELHOR em suas VIDAS trabalhando assim, a motivação, esperança e empatia", destacou.

O setor de educação do Procon ornamentou o órgão com a cor vermelha dedicada à campanha e realizou palestras motivacionais e educativas.

Ações

A Prefeitura de Patos, por meio do Centro de Testagem e Acompanhamento e Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE de Patos/PB) oferta a testagem rápida de HIV, sífilis, hepatites B e C, e ainda o PPD, que é o exame de triagem padrão para identificar a presença de infecção pela Mycobacterium tuberculosis e, assim, auxiliar o diagnóstico da tuberculose.

O CTA/SAE de Patos também disponibiliza de tratamento para todas as pessoas com diagnóstico positivo, sobretudo do HIV, além de outras estratégias de prevenção asseguradas pelo SUS (Sistema Único de Saúde).