Centro Educacional Ágape
média previsto

Meteorologista sertanejo aconselha agricultores a não plantarem; "população também deve poupar água"

As chuvas muito irregulares poderão ser um problema esse ano para os agricultores da região, numa situação bem diferente da observada ano passado, quando ocorreram precipitações em boa quantidade, algo que favoreceu à agricultura no Semiárido do norte do Nordeste.

15/02/2021 16h22
Por: Ary Ramalho
Fonte: Portal NotíciaJÁ.COM com Rodrigo César Limeira
93
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

 

O cenário de chuvas abaixo da média previsto no início de janeiro pelo físico, meteorologista e mestre em Meteorologia, Rodrigo Cézar Limeira, está se confirmando. As chuvas muito irregulares poderão ser um problema esse ano para os agricultores da região, numa situação bem diferente da observada ano passado, quando ocorreram precipitações em boa quantidade, algo que favoreceu à agricultura no Semiárido do norte do Nordeste.

Com a Perspectiva indicada pelo estudioso, que o Atlântico Sul, na costa leste do Nordeste deverá se manter com temperatura abaixo do normal nos próximos meses, e mais frio que o Atlântico Norte, é necessário tanto o uso racional da água para evitar o desperdício, quanto evitar prejuízos maiores com a realização de plantios na região.

O estudioso lembra que de 2010 para cá, as chuvas no Semiárido da Paraíba foram acima da média em apenas dois anos: 2011 e 2020, ou seja: 2010, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019 choveu de normal a abaixo da média na região, sendo assim, nos últimos 11 anos, choveu pouco em 09.

Com um cenário desfavorável para boas chuvas em 2021, o físico aconselha a população a poupar água. De acordo com pesquisas realizadas, no Semiárido a evaporação retira por ano uma lâmina de água de cerca de 3,5 metros dos reservatórios, ou seja, na região a evaporação é próxima a de um deserto. Dessa forma, poupar água doce é sempre importante, principalmente no semideserto do interior do Nordeste, afirma Rodrigo Cézar Limeira.

 

Cred Fácil - Patos
Store
Viva Construtora
Netzonesistemas
Cred Fácil - Patos 1
Municípios
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio