Centro Educacional Ágape
debelar o foco

Na manhã deste domingo, 04, a Prefeitura de Patos por meio da Secretaria de Serviços Públicos, debelou um princípio de incêndio no lixão

Segundo o secretário da pasta, Josimar Barbosa, a rápida ação se deu após a equipe de plantão da secretaria receber uma ligação anônima, dando conta que estava havendo um princípio de incêndio naquela localidade.

05/04/2021 09h47
Por: Ary Ramalho
Fonte: Coordecom
21
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Segundo o secretário da pasta, Josimar Barbosa, a rápida ação se deu após a equipe de plantão da secretaria receber uma ligação anônima, dando conta que estava havendo um princípio de incêndio naquela localidade.

 

"Nós tivemos um início de foco por voltadas 7h30/8h da manhã no lixão, alguém nos ligou comunicando o fato, e de imediato nós entramos em contato com a equipe de queixamos de sobreaviso, pra em casos como esse a gente ter como, de imediato, atender a ocorrência".

 

O secretário falou da sua luta de conscientização para que a população não faça a junção dos dejetos, que faça a seleção do lixo, e exemplificou com uma seleção de entulho feita, onde esse material acabou ajudando para debelar o foco de incêndio no lixão.

 

"Quando nós pedimos para o pessoal não juntar os dejetos, para que separe entulho, separe podas, separe plásticos, é justamente por conta disso. Nós passamos a semana toda retirando um material que era só entulho, e deixei esse material separado justamente como precaução para nos socorrer nessas horas. O entulho foi usado justamente para debelar foco de incêndio no lixão".

 

Josimar ressaltou ainda que boa parte da população não faz essa seleção do lixo, e acaba que esse material é levado misturado para o lixão, e por uma reação química influenciada pelas altas temperaturas do clima local, esse material entra em processo de combustão ocasionando esses focos de incêndio.

 

"Como sempre falo, todo material esta se tornando lixo, porque o pessoal chega e joga podas, outro chega e joga metralha, outro chega e joga plástico, restos de comida, resumindo, vira tudo lixo comum, e ao chegar no lixão, devido a temperatura, devido alguns gases que entram em combustão e nascem esses focos, então, a partir daí se não tiver algum cuidado ele vai se alastrar".

 

Por fim, Josimar ressaltou que a Secretaria de Serviços Públicos tem uma equipe de plantão preparada para atender ocorrências dessa natureza no lixão, e reforça a necessidade da população fazer a sua parte e realize a seleção e descarte correto do lixo.