Centro Educacional Ágape
inclusão escolar

Prefeitura de Patos promove Seminário de Educação Especial e Inclusão na próxima terça-feira (13)

O evento alusivo ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado no dia 14 de abril, tem como objetivo capacitar os profissionais para o desenvolvimento de políticas e práticas pedagógicas no âmbito da educação e da inclusão escolar.

12/04/2021 14h19
Por: Ary Ramalho
Fonte: Coordecom
78
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

Buscando manter a formação continuada dos profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá na próxima terça-feira (13) através das plataformas digitais YouTube e Google Meet, o Seminário de Educação Especial e Inclusão.

O evento alusivo ao Dia Nacional de Luta pela Educação Inclusiva, comemorado no dia 14 de abril, tem como objetivo capacitar os profissionais para o desenvolvimento de políticas e práticas pedagógicas no âmbito da educação e da inclusão escolar. O encontro é direcionado a professores do ensino regular, professores das Salas de AEE, do Centro Irmã Benigna, profissionais cuidadores, e demais profissionais da Rede.

Dentro da programação estão previstos minicursos e palestras, e o encontro acontecerá em dois momentos, para o turno da manhã ficam reservados os minicursos. Às 8h acontece uma breve abertura e às 8h30 tem início o primeiro minicurso que traz como tema "Ressignificar a perspectiva do atendimento especializado", e será ministrado pelo professor e psicólogo, Irinaldo Caetano. Em seguida o licenciado em Filosofia, Teologia e Psicologia, Alexandre Soares de Carvalho, ministra o minicurso "Logoeducação: Educar para os sentidos". Encerrando a manhã de formação, a facilitadora Laryssa Cristiny traz o minicurso "Contação de Histórias na Educação Inclusiva".

"É sempre importante que a gente mantenha essas formações continuadas para nossos profissionais, e considerando a importância da data de 14 de abril, que é o dia da luta pela educação inclusiva, não poderíamos deixar de celebrar. Será um momento de grande contribuição para a formação de todo nosso corpo funcional, pois é um encontro direcionado a todos os professores e demais profissionais. Cada dia mais torna-se importante trazer a temática da inclusão para nosso cotidiano, para que o profissional esteja cada vez mais capacitado a lidar com as situações e a formar alunos mais sensíveis às diferenças e à inclusão," disse a coordenadora de projetos educacionais da Educação, a professora Suely de Sousa Lima.

Para a tarde ficaram reservadas as palestras com nomes bastante conhecidos no cenário educacional de inclusão, a educadora a Dra. Maria Teresa Égler Mantoan, que é destaque nacional no assunto da educação inclusiva, e trará a palestra "Escola boa é escola para todos", a partir das 14h, pelo YouTube. Dando sequência, a partir das 16h, vem a psicopedagoga Dra. Suely Fermon, que é conselheira nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia, com a palestra "A nova sala de aula: Do real ao virtual, as demandas pedagógicas e o manejo dessa dinâmica".