Centro Educacional Ágape
vacina de rotina

Primeira fase da vacinação contra influenza começa nesta terça (13) em Patos, nas UBSs do DGA 3

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, o público alvo são crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; e trabalhadores da saúde.

13/04/2021 15h06
Por: Ary Ramalho
Fonte: Coordecom
27
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

 

A primeira etapa de vacinação contra a influenza (gripe) na cidade de Patos, sertão da Paraíba, começa nesta terça-feira (13), e segue até o dia 10 de maio, nas unidades de saúde do DGA 3.

De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Segundo Brito, o público alvo são crianças (de 6 meses a menores de 6 anos); gestantes; puérperas; e trabalhadores da saúde.

Para não chocar a vacina contra influenza com a da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde organizou a primeira fase da campanha em forma de calendário para atender as unidades do DGA 3. Será uma semana de imunização para cada DGA da cidade. O calendário também vai proporcionar o intervalo mínimo de 14 dias entre os imunizantes, para as pessoas pertencentes aos grupos prioritários das duas vacinas.

Apesar de ser uma vacina de rotina, e por este motivo ficar sempre disponível nas unidades de saúde, o secretário Segundo Brito explicou que o calendário visa chamar a atenção dos públicos prioritários para a importância de também buscar a imunização contra a gripe, tendo em vista que isso pode reduzir os casos de sintomas gripais nos serviços de saúde. Portanto, quem perder o prazo de vacinação de acordo com o calendário, ainda pode buscar a vacina contra a gripe na unidade de referência.

A zona rural também está inclusa para receber a vacina contra a influenza, tendo em vista que as equipes de saúde da família estão em constante interação com as pessoas residentes nessas comunidades.

Após o término da primeira etapa, a Prefeitura de Patos e a Secretaria Municipal de Saúde divulgarão o calendário da segunda fase, e posteriormente da terceira. Tenha acesso ao calendário completo da vacina contra a influenza nos perfis do instagram da Prefeitura de Patos - @pmpatos e da Secretaria de Saúde - @saudepatosparaiba.