Quinta, 17 de Junho de 2021
83 9-8166-7186
Política morreu do Covid-19

Emoção marca cortejo de Segundo Brito, secretário de saúde de Patos

O corpo do secretário chegou pela manhã, e seguiu em percurso pelos principais pontos da cidade, em homenagem a sua administração.

05/06/2021 15h52 Atualizada há 2 semanas
78
Por: Ary Ramalho Fonte: TV Contexto
Foto - Reprodução
Foto - Reprodução

O secretário de Saúde de Patos, Segundo Brito, foi sepultado neste sábado (5), em Patos. Segundo faleceu nessa sexta-feira (4), no Hospital das Clínicas, em Campina Grande, agreste do estado, onde estava internado com Covid-19, desde o dia 30 de maio.

O corpo do secretário chegou pela manhã, e seguiu em percurso pelos principais pontos da cidade, em homenagem a sua administração. Passou primeiro pela Secretaria de Saúde, seguindo para o SAMU, Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Complexo Hospitalar Regional de Patos e, por último, foi sepultado no Cemitério Memorial Parque Jardim da Paz.

Despedida com aglomeração
Aos fins de semana, a cidade está sob os decretos do município e estado com restrições de circulação para impedir a propagação da Covid-19. Porém, ao parar nos pontos do cortejo, foi inevitável a aglomeração de pessoas, que pararam para prestar uma última homenagem ao secretário.

Colegas, amigos e família aguardaram em frente à Secretaria de Saúde de Patos para uma última homenagem | Foto: Júnior Macena – TV Contexto

Homenagens ao secretário
Na Prefeitura de Patos, a bandeira a meio mastro reapresentava o luto oficial do município por três dias. O prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) reforçou a integridade e o compromisso de Segundo com a saúde do município.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos), decretou três de dias de luto na cidade. Foto: Júnior Macena – TV Contexto

“Um momento difícil, um momento de dor para todos nós. Segundo era um grande companheiro, sempre foi um companheiro, não só como secretário, mas como amigo. Dedicou a sua vida e deu sua vida para cuidar da saúde do povo patoense”, afirmou Nabor.

A presidente da Câmara Municipal de Patos também lamentou a perda do colega vereador licenciado.

“A perda de um amigo é algo surreal. Segundo era um porto seguro nessa secretaria. Sempre vinhamos nós falávamos das dificuldades, mas também nós víamos a vontade de trabalhar, a sua organização”, falou a presidente da Câmara de Patos, Tide Eduardo (PSL).

O colega de Casa, vereador Jamerson Ferreira (PSL), falou sobre a dedicação do secretário: “Segundo tinha uma missão, que foi cuidar das pessoas, encaminhar as tratativas, as estruturas para a saúde do povo. Ele fez isso com tanto afinco, mas com tanto afinco, que ele abdicou de cuidar da sua saúde para cuidar da saúde do outro”, disse o vereador.

Vacinação suspensa
Ainda na sexta, a Secretaria de Saúde do Município comunicou a suspensão da vacinação contra a COVID-19 nas pessoas com comorbidades, a partir de 30 anos, que aconteceria neste sábado nas unidades de saúde do DGA 3, formado pelos bairros São Sebastião, Salgadinho e adjacentes.

Em nota, a secretaria justificou o Luto Oficial por três dias nas repartições públicas, publicado nesta sexta, pelo prefeito de Patos.

O calendário terá continuidade na próxima segunda-feira (7), nas unidades de saúde do DGA 2, que compreende os bairros da zona oeste da cidade, a exemplo da Maternidade, Liberdade, dentre outros, conforme já atavia sido programado.

Para o público do sábado, do DGA 3, será remarcado um novo dia, que ainda não foi divulgado.

Veja a reportagem;

 

 

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias