Banner Inecardio
vazamentos

Governo vai implantar medidores da Cagepa em todas as unidades consumidoras para reduzir perdas

O índice de perdas que a Cagepa registra é feito com base no que a companhia não consegue faturar, apesar de ter produzido.

11/06/2019 18h59
Por: Ary Ramalho
Fonte: ClickPB
56
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Para reduzir os índices de perda registrados pela Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Governo pretende implantar medidores em todas as unidades consumidoras do estado. De acordo com explicação do governador João Azevêdo, “os vazamentos acontecem, os problemas na tubulação acontecem, entretanto essa perda não é totalmente de vazamento, não é água que esta indo pro ralo, literalmente. É importante entender que a gente considera perda a diferença entre aquilo que é produzido e aquilo que é efetivamente faturado pela empresa”.

João Azevêdo ressaltou que existe um conjunto de unidades consumidores sem hidrômetro. Isso significa que nestes locais é cobrada a taxa mínima, mesmo sem a garantia de uso. “Se você não tem hidrômetro em casa, pode estar consumindo abaixo da taxa mínima ou acima”, apontou o governador.

O índice de perda registrado na Paraíba é de 38%. Já na região, o índice de perda é de 46%, segundo informou o governador.

Para reduzir o índice de perdas no estado, o governador aponta que pretende “colocar hidrômetros em todas as casas. Isso requer investimento muito grande porque o hidrômetro com cinco ou seis anos já apresenta problema de medição”.

“Implantando tecnologias e ampliando a medição, é que nós vamos fazer com que essa redução seja significativa”, destacou o governador completando ainda com a informação de que “existem sistemas, tubulações antigas, com 20, 30 anos, que precisam ser atualizadas a cada ano que passa essas redes, para evitar vazamentos”.

O índice de perdas que a Cagepa registra é feito com base no que a companhia não consegue faturar, apesar de ter produzido. Seja por meio de vazamentos, problemas na tubulação, mas também a ausência de cobranças.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Patos - PB
Atualizado às 20h58
27°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
29°

Sensação

27.9 km/h

Vento

67.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Netzonesistemas
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio