Banner Inecardio
DIA DOS NAMORADOS

Cinco atitudes podem manter o seu namoro e tornar relação saudável

Declarações de amor em redes sociais

12/06/2019 10h59
Por: Ary Ramalho
Fonte: Assessoria
50
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Declarações de amor em redes sociais, trocas de presentes, jantar romântico tudo isso faz parte do pacote de celebração para o Dia dos Namorados, comemorado nesta quarta-feira (12). Mas a data também serve para reflexão da maneira como a relação é conduzida no dia a dia, pois alguns comportamentos podem conduzir a uma relação instável.
 
Para manter a chama do amor acesa, com cumplicidade, respeito e confiança, a psicóloga do Hapvida em João Pessoa, Danielle Azevedo, destaca cinco pontos que podem ser vistos como pilares para a construção de uma relação saudável.
 
No topo da lista está o diálogo. A psicóloga reforça que a boa e velha conversa é fundamental para manter uma relação estruturante e sólida, gerando confiança e cumplicidade. "Se eu desejo, sinto saudade, gosto de estar junto, gosto de beijar e não estou ao lado por estar, preciso entender que a conversa e a confiança são base para solucionar qualquer desavença dentro de uma relação", afirma.
 
Em segundo lugar, ela destaca o desejo.  "A maneira como se percebe a outra pessoa, como alguém desejável, que se tem admiração, se tem saudade e a vontade de ter o outro do lado", comenta.
 
O terceiro ponto que ela sinaliza é o respeito. "Não só com o outro, mas também consigo. É o desafio de se colocar no lugar do outro antes de agir", afirma a psicóloga, dizendo que logo em seguida vem a cumplicidade que, para ela, é o cuidado um com o outro, o companheirismo e a parceria nas ações do cotidiano.
 
A sexualidade é o quinto, e nem por isso, o menos importante ponto destacado. "Trata-se não apenas do ato sexual, mas a sexualidade de uma forma mais ampla, a questão do cuidado e doação dentro da relação para ser admirado e ter uma autoestima fortalecida", pontua.
 
Ciúme – Em contrapartida, Danielle Azevedo destaca que um dos comportamentos que conduzem a uma relação instável é o ciúme. "Apesar de ser um sentimento presente em toda relação o que determina se os ciúmes é algo prejudicial à relação é a intensidade e a forma em que o indivíduo se perde dentro desse sentimento, tornando o sentimento que gera uma demonstração de afeto, carinho e gostar em um fator patológico", explica.
 
De acordo com a especialista, o ciúme pode se tornar algo patológico a partir do momento em que as pessoas possuem um comportamento mais possessivo e obsessivo. "Existem casos em que um dos envolvidos na relação costuma ligar diversas vezes ao dia, deixam a impressão de perseguir a pessoa, tenta controlar a vestimenta. Todos esses são pontos que precisam ser atentados dentro da relação porque posteriormente pode resultar em falta de respeito, xingamentos, relação abusiva e até em violência doméstica", alerta a Danielle.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Patos - PB
Atualizado às 21h09
26°
Poucas nuvens Máxima: 36° - Mínima: 22°
27°

Sensação

27.9 km/h

Vento

67.5%

Umidade

Fonte: Climatempo
Anúncio
Netzonesistemas
Blogs e colunas
Banner Camila Feitosa
Últimas notícias
Anúncio
Mais lidas
Anúncio
Anúncio