Quarta, 27 de Outubro de 2021
83 9-8166-7186
Geral SAÚDE DA MULHER

Paraíba deve registrar 1.120 novos casos de câncer de mama; Amigos do Peito divulga calendário de ações no Outubro Rosa

Para levar informações e acesso ao diagnóstico de qualidade e precoce, a ONG Amigos do Peito realiza a Campanha Outubro Rosa, com uma série de atividades como palestras, mutirões de exames, pedal e corrida.

01/10/2021 15h06
22
Por: Ary Ramalho Fonte: Assessoria
Foto Divulgação
Foto Divulgação

 

A Paraíba deve registrar 1.120 novos casos de câncer de mama este ano, o que significa que por mês 93 mulheres vão descobrir a doença e por dia serão três novos casos. Os dados são do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca). Para levar informações e acesso ao diagnóstico de qualidade e precoce, a ONG Amigos do Peito realiza a Campanha Outubro Rosa, com uma série de atividades como palestras, mutirões de exames, pedal e corrida.
 
A organização não-governamental, que este ano completa 20 anos de luta para salvar vidas de mulheres vítimas de câncer de mama, sobrevive através de doações e vendas de camisas. A campanha deste ano da Amigos do Peito terá como conceito o senso de urgência, mostrando que o câncer não espera por nenhuma motivação. Todo o material tem a frase 'Tá na hora' e complementos como: de voltar a se cuidar, de cobrar os seus direitos, de tomar uma atitude, de se posicionar e de contribuir.
 
"A pandemia agravou a falta de acesso à saúde pública em várias áreas. Acabou tirando do foco outras importantes causas e cuidados, trazendo um grande retrocesso à luta contra o câncer de mama. Este momento que enfrentamos, apenas acentuou um problema já existente: há anos que observamos direitos conquistados serem desrespeitados e, em paralelo, mulheres serem silenciadas pelo medo e pela desinformação. Na campanha do Outubro Rosa 2021, queremos convocar o público a se movimentar depois de um longo período de omissão", disse a mastologista Joana Marisa, coordenadora da organização não governamental.
 
Nesta sexta-feira (1º) haverá a abertura do Outubro Rosa, a partir das 7 horas, com ações no Hospital Municipal Santa Isabel (parceria entre Amigos do Peito e a Secretaria Municipal de Saúde), em João Pessoa. Estão previstas as seguintes atividades: Caminhada saindo do HMSI em direção à Praça da Independência e café da manhã com frutas, sucos e alimentos leves.
 
Também nesta sexta será realizado um almoço no Restaurante All Garden, em João Pessoa, organizado pelo Fórum de Mulheres de Negócios, com foco na importância da campanha Outubro Rosa e no envolvimento da sociedade na busca por melhorias na assistência à saúde mamária, e redução da mortalidade por câncer de mama. Às 16h30 será realizada no Busto de Tamandaré a distribuição de rosas, em alusão ao mês de combate ao câncer de mama.
 
No dia 9 de outubro será realizado o Pedal Rosa, com concentração no bairro do Cabo Branco, na Capital; no dia 17 mutirão de atendimento no Hospital Municipal Santa Isabel; no dia 20 ações na Convenção de Bruxas do Bem; no dia 22 lançamento do Livro de Rosana Aires Porpino, com a narrativa da sua experiência e enfrentamento do Câncer de Mama, diagnosticado há 11 anos; dia 23 será realizada a Corrida Rosa; para encerrar as atividades, no dia 30 será realizada uma ação 'Sementes da esperança' para a plantação de Ipês Rosas.
 
Selo Amigos do Peito – A ONG Amigos do Peito lançou uma campanha para que empresa, órgãos e instituições se engajem nas ações de combate ao câncer de mama. Comprando as camisetas da Campanha Outubro Rosa, e incluindo a sua marca, além de doar exames (mamografias, ultrassonografias e biópsias mamárias) para mulheres carentes, a empresa ou instituição recebe um "Selo Amigos do Peito" a essa iniciativa que visa salvar vidas. Ele é voltado para empresas, instituições e gestões que se engajem na luta contra o câncer de mama e para salvar vidas de mulheres. Para receber o reconhecimento, é preciso adquirir quatro camisas ou mais ou fazer doações em valor superior a R$ 120.
 
Como doar – ONG Amigos do Peito – CNPJ 08.101.673/0001-40 – Banco Sicredi (748) – Agência 2201 – c/c 71074-1 – Pix: (83) 993154386. Após fazer a doação, entre em contato com a ONG para liberação do Selo Amigos do Peito.
 
Sobre a ONG – Amigos do Peito foi criada em 2001 e idealizada com o objetivo de promover um suporte emocional às mulheres acometidas por câncer de mama. Em Outubro de 2011, motivados pelo Movimento Mundial de Combate ao Câncer de Mama, denominado Outubro Rosa, a ONG contatou o Governo da Paraíba, para expor a grande problemática enfrentada pela população feminina paraibana, com altas taxas de mortalidade resultantes de diagnósticos tardios, além de alertar para a qualidade sofrível das mamografias oferecidas pelo SUS. Todos os anos, a organização lança a campanha do Outubro Rosa para chamar atenção para o problema e arrecadar recursos para combater a doença.

 

 

 

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias