Quarta, 27 de Outubro de 2021
83 9-8166-7186
Geral brincar e aprender

O incentivo ao desenvolvimento de habilidades e competências para o mundo digital começa desde cedo na Escola AZ

As atividades também acontecem em ambientes colaborativos. "Isso também contribui para que se desenvolvam a escuta, a linguagem oral ou não, a observação, a autonomia, a empatia e até os princípios éticos da criança", finalizou a coordenadora pedagógica do Colégio AZ João Pessoa, Sara Oliveira.

01/10/2021 15h14
32
Por: Ary Ramalho Fonte: News Comuicação
Foto Divulgação
Foto Divulgação

O desenvolvimento infantil é alicerçado no brincar e aprender. É por essa razão que a Educação Infantil precisa ter uma metodologia própria e inovadora para alcançar os resultados esperados, inclusive, descritos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para essa faixa etária dos estudantes. E com o projeto a 'Liga das Corujinhas' trabalhado na Escola AZ João Pessoa, isso é feito de forma natural, pois, a partir dele é  estimulado o desenvolvimento integral das crianças por meio do multiletramento e da multidisciplinaridade, com auxilio de uma plataforma digital com jogos lúdicos e envolventes destinados também à promoção da cultura digital escolar.

 

              Assim como o Educacross para o Ensino Fundamental, a 'Liga das Corujinhas' são jogos digitais que promovem experiências de aprendizagem da linguagem oral (escuta e fala), da construção da linguagem escrita, do pensamento lógico-matemático, além de transformações e relações nos temas relacionados à arte, à natureza e à sociedade. Os jogos de linguagem, por exemplo, é um convite à criança para elaborar sua fala e a exercitar a escuta, compreendendo as regras e convenções que regem um diálogo. São permutas coletivas sob a regência do professor, que se torna um mobilizador.

 

              "Nas brincadeiras, o aluno é que é o protagonista. Observamos que a aprendizagem que envolve jogos é diferenciada justamente porque coloca o aluno como sujeito direto da ação e isso atribui à criança e ao professor novas posições na relação do saber escolar", argumenta a coordenadora pedagógica do Colégio AZ João Pessoa, Sara  Oliveira,

 

   Roberta Meira, mãe de Ana Beatriz, aluna do Infantil V, avalia que a ferramenta ajuda bastante na aprendizagem. "Ela gosta muito da Liga das Corujinhas. Ela faz as missões, explora o aplicativo. Eu, como mãe, percebo como isso ajuda na consolidação do conhecimento de forma despretensiosa, mas eficaz, utilizando o lúdico. É uma forma saudável da criança usar o celular e explorar as atividades, aprendendo da melhor forma", comentou.

 

         A Liga das Corujinhas disponibiliza jogos para a Educação Infantil contemplando o desenvolvimento de variadas habilidades para essa faixa etária como o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, da psicomotricidade e também das relações socioafetivas. As atividades também acontecem em ambientes colaborativos. "Isso também contribui para que se desenvolvam a escuta, a linguagem oral ou não, a observação, a autonomia, a empatia e até os princípios éticos da criança", finalizou a coordenadora pedagógica do Colégio AZ João Pessoa, Sara  Oliveira.

 

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias